19 de novembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

Foto interna

Ao vender mais, é preciso aumentar a segurança e agilidade na validação de dados, principalmente após vazamento recente de milhões de dados de CPFs e CNPJs

O final de semana que envolve a Black Friday e a Cyber Monday é um dos mais esperados do ano no calendário brasileiro. Em 2020, o varejo online brasileiro faturou R$ 5,11 bilhões somente na quinta e sexta-feira, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior, de acordo com a consultoria Neotrust.

Que o e-commerce veio para ficar, todos já sabem. No entanto, após a pandemia, o volume e a velocidade das transações só cresce. O Adobe Holiday Shopping Forecast – mais recente relatório da Adobe sobre projeções de vendas online – indica que, em 2021, o montante gasto via e-commerce em todo o mundo alcançará o marco de US$ 4 trilhões. “A pandemia antecipou em, pelo menos, 5 anos a digitalização no Brasil, sendo que este último 1 ano e meio foi muito além das nossas expectativas”, afirma Felipe Facchini, Head Geral de Negócios do PayPal Brasil.

E-commerce B2B cresce: mais negócios entre empresas na black Friday 

O mesmo ápice das vendas online no mercado B2C também foi visto no e-commerce B2B. Em 2020, o faturamento do comércio eletrônico entre empresas cresceu mais de 62%.

Fonte: E-commerce Brasil

  

Se mais vendas estão sendo realizadas, é preciso estar ainda mais atento ao compliance para prevenir riscos fiscais e de fraudes. Principalmente no caso do comércio eletrônico, o processo de checagem de compliance precisa acompanhar a velocidade da venda online.

Leia mais: Case Infracommerce: solução antifraude de dois segundos

Principais riscos no e-commerce B2B e como evitá-los

Nas transações entre empresas, principalmente online, existem muitos riscos envolvendo dados que impactam diretamente no negócio. Para fomentar uma operação de e-commerce B2B garantindo o compliance fiscal e cadastral, é necessário conhecer a fundo os riscos que mais causam impacto. Selecionamos as duas categorias de risco principais: riscos fiscais e riscos de fraude.

Quais são os riscos fiscais na operação de e-commerce?

Caso a negociação realizada com parceiros comerciais seja considerada inidônea pelo fisco, as empresas estão sujeitas a autuações fiscais de até 150% sobre o valor da nota fiscal. Vale ressaltar que a emissão da NF-e não é garantia de segurança na transação, pois o fisco pode retroceder em cinco anos a auditoria e localizar passivos fiscais, ocasionando autuações não previstas. Neste post, abordamos com mais profundidade sobre todos os riscos fiscais que sua empresa está exposta.

Nesse período de aumento das vendas, torna-se ainda mais importante rever processos de cadastro de parceiros, de modo que, se for identificada alguma irregularidade, sejam considerados “adquirentes de boa-fé” na relação com os seus fornecedores (já que há aumento de pedidos e de entregas), conforme explicita a Súmula 509 do STJ.  

Além do risco de transação inidônea e , Outro problema que gera preocupações é o da nota fiscal denegada: quando há irregularidades percebidas pelo fisco. Trata-se de uma situação que precisa ser planejada dentro do processo, seja no cadastro do parceiro comercial ou antes da emissão da NF. Após ter sido registrada, não há possibilidade de cancelamento. Os três motivos para denegação são simples:

  • Quando quem emite a NF-e está irregular;
  • Quando o destinatário é considerado inidôneo;
  • Ou se aquela empresa não é autorizada a operar em uma unidade da federação. 

Recomendações para evitar riscos fiscais no e-commerce B2B

Programe o saneamento cadastral e fiscal

Atualize os dados da sua base de clientes existente para garantir agilidade na emissão de novos pedidos e prevenir riscos fiscais. O saneamento cadastral é um serviço pontual que pode ser contratado a qualquer momento sem afetar a operação. As fontes de pesquisa são selecionadas e a plataforma realiza a busca de dados utilizando parâmetros de entrada – normalmente com o CNPJ e a UF são os mais utilizados. As fontes mais comuns nesta limpeza de dados são:

  • Receita Federal – Situação cadastral do CNPJ que confirma os dados oficiais de registro da empresa.
  • SINTEGRA
  • Simples Nacional
  • SUFRAMA

Leia mais sobre o saneamento cadastral.

Conheça o seu cliente

É importante aprofundar-se nos dados fiscais sobre seu cliente, para isto, existem fontes de pesquisa que podem auxiliar neste processo de forma automatizada, sem comprometer a produtividade dos times. Algumas fontes recomendadas:

  • Portal da Transparência
  • Departamento da Polícia Federal
  • Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal

Como prevenir riscos de fraude no e-commerce B2B

Depois dos recentes vazamentos de dados anunciados nas mídias, milhões de CNPJs e CPFs foram expostos a riscos de fraudes. Levantamentos de empresas com soluções antifraude estão prevendo mais de 34 mil fraudes em vendas via e-commerces e outras indústrias. 

Por isso, é necessário que haja um processo alinhado de validação entre todas as áreas e etapas envolvidas na operação existente, para prosseguir com emissões de novos pedidos. Listamos duas principais recomendações nestes casos:

Programe uma atualização na base de cadastros de seus clientes e evite perdas na operação e tentativas de fraudes na Black Friday. Desta forma, é possível prever o risco existente, monitorar a base de CNPJs atual e consultar quais estão irregulares para tomar uma medida preventiva. Neste momento, estar com os dados o mais atualizados possível é a melhor saída para evitar preocupações durante a Black Friday.

Automatize a validação de CPFs e CNPJs no momento do onboarding e confirme os dados em tempo real, para responder a riscos o mais rápido possível. Esta medida leva mais tempo, no entanto, é a mais recomendada nos casos de vendas digitais, uma vez que o tempo de resposta precisa ser rápido.

Entre em contato com a Netrin e saiba como proteger o seu negócio por meio do compliance de dados. 

Netrin Audicon é uma das plataformas mais completas de validação de dados B2B do mercado, reforçando a relação de confiança entre negócios. Preencha abaixo seus dados para conhecer mais sobre nossa solução de prevenção a riscos:

Conteúdos relacionados

Ver todos

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

Tecnologias e iniciativas digitais para o setor de compliance

31 de agosto

Blog

Tecnologias e iniciativas digitais para o setor de compliance

31 de agosto

Blog

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos semanais sobre inteligência de negócios e mercados