Netrin
  • Sobre
  • Soluções
    • Saneamento de Dados
      Livre-se de cadastros errados. Programe uma limpeza de dados em seu sistema e receba um relatório completo das divergências encontradas.
    • Prevenção a riscos e fraudes
      Automatize seu processo de compliance e elimine riscos de passivos fiscais e de fraudes.
    • Onboarding de Clientes e Fornecedores
      Otimize suas operações de cadastro de clientes e fornecedores com automação e agilize a entrada de parceiros.
    • Enriquecimento de Dados
      Transforme seu banco de dados em uma máquina de inteligência de negócios para sua empresa.
    • Background Check
      Em um clique, você checa mais de 150 fontes de consulta sobre seus parceiros de negócios.
    • KYC em PLD / FT
      Implemente controles com informações precisas para seu processo de PLD/FT de acordo com normas do BACEN.
  • Plataformas
    • Netrin Audicon
      A suite de ferramentas perfeita para automação de dados e saneamento cadastral.
    • Netrin Sap Compilance
      Conte com uma integração nativa, desenvolvida para ambientes SAP S/4Hana e ECC.
    • Netrin Big Data Connect
      Uma aplicação personalizada, que conecta dados distintos do mercado em prol do seu negócio.
  • Conteúdo
    • Podcast DATAlks by Netrin
    • Conteúdo
  • API
  • Suporte
  • Fale conosco
Busca

26 de julho

Blog

As vantagens de automatizar processos de análise fiscal e consulta à Sefaz

Foto interna

Parece impossível, mas é possível automatizar os processos de análise fiscal no país, mesmo com todos os detalhes das legislações federal, estadual e municipal

O que você vai ler neste artigo

  • O desafio de automatizar processos fiscais
  • É possível automatizar a totalidade do processo de análise fiscal?
  • O que pode ser automatizado?
  • Quais são as vantagens de automatizar o processo?

O desafio de automatizar processos fiscais (principalmente em grandes empresas)

É possível automatizar todos processos de análise fiscal de uma empresa de forma integral? Essa é a primeira pergunta que vem à cabeça quando se fala em automatizar esse setor, incluindo as consultas à Sefaz.

Essa questão está longe de estar descolada da realidade. De fato, ela faz total sentido em um sistema fiscal e tributário complexo — reconhecidamente um dos mais difíceis de se trabalhar do globo –, com exigências distintas em níveis federal, estadual e municipal.

Devido às especificidades e ao temor de não seguir todos os regramentos, muitas empresas ainda realizam processos fiscais de forma manual. O trabalho humano, neste caso, está mais sujeito a erros, que podem gerar falhas de execução em toda a cadeia de análise fiscal.

Além disso, ao automatizar processos de análise fiscal, garante-se que a mão de obra possa confiar nas ferramentas digitais, focando-se em atividades estratégicas. Dessa forma, os recursos humanos se voltam a tarefas mais importantes e não repetitivas e, ao mesmo tempo, eliminam-se os gargalos desse processo.

É possível automatizar a totalidade do processo de análise fiscal?

Em algumas empresas, sim. A complexidade do sistema fiscal brasileiro exige certos cuidados e um know-how sobre peculiaridades. Entretanto, com a adoção de ferramentas digitais certeiras e uma gestão ativa, consegue-se retirar a força de trabalho humana de atividades repetitivas e que geram erros.

Não é novidade que uma automatização de tarefas visa reduzir erros, gerar economia e garantir maior produtividade da força de trabalho e da infraestrutura tecnológica, eliminando eventuais gargalos. Já as iniciativas de inteligência artificial (robôs, BOT’s, APIs, integrações entre sistemas, entre outros) são mais eficientes para conferência de dados, criação de tarefas, entre outros – as pessoas podem ser acionadas se algo fugir ao controle, garantindo o compliance.

Assim como em outros momentos, existe a necessidade de desenvolver um olhar crítico interno. É preciso identificar quais são os erros e dificuldades que impedem que isso aconteça. Pode ser um impedimento relacionado a processos, à tecnologia, às pessoas, à cultura organizacional… Há necessidade de compreender este processo e modificá-lo para que a tecnologia se transforme em uma aliada.

Nesse cenário, em um mundo ideal, a automatização deve contemplar tudo: coleta e análise de dados; armazenamento de arquivos; regras; controle de obrigações; consultas à Sefaz, entre outros.

Já conhece as soluções Netrin? Sua empresa pode usar automações em todo o ciclo de vida de clientes e fornecedores: do onboarding à expedição.

O que pode ser automatizado?

Em suma: o que é rotineiro pode ser automatizado. Veja alguns exemplos:

– Lançamento de notas fiscais de entrada e saída, customizando diferentes cenários na atuação de uma companhia.

– Tributação de produtos/serviços;

– Tratamento de exceções tributárias;

– Apurações de impostos;

– Geração de obrigações acessórias.

– Consultas à situação fiscal de clientes e fornecedores: background check.

Quais são as vantagens de automatizar processos na área fiscal?

– Compreensão do processo fiscal como um todo – Iniciado a partir da escrituração de documentos recebidos e emitidos, que se somam a uma série de obrigações tributárias e cuidados, a automatização de processos de análise fiscal exige que se compreenda exatamente a situação da companhia.

Em muitos negócios, este trabalho é executado de forma automática, sem uma preocupação ou compreensão, o que coloca a empresa em risco em muitos casos.

– Mudança do foco dos recursos humanos – Os contadores e profissionais que atuam nesta área têm uma mudança de perspectiva. São capazes de monitorar se os sistemas estão desempenhando o seu trabalho de forma eficiente ao mesmo tempo em que adquirem um papel analítico, tornando-se um tipo de consultor, mais focado em estratégias para as organizações.

– Uso da tecnologia de forma apropriada – Mesmo que a complexidade do sistema fiscal brasileiro exija muitos cuidados no momento de seu planejamento e início da prática, já que as ferramentas precisam considerar inúmeras particularidades e parâmetros.

Quando se consegue executar todas as configurações necessárias nesse software – inclusive com as segmentações e cuidados específicos para cada setor e a integração com o ERP –, ganha-se tempo e segurança, permitindo que a empresa atinja um novo patamar de produtividade na área.

– Mais segurança – Com processos automatizados, sistemas adequadamente parametrizados, consultas à Sefaz e a outros sistemas e os recursos humanos recebendo alertas em caso de incongruências, reduz-se drasticamente o risco de multas ou outros problemas com o fisco, evitando prejuízos e dando tranquilidade aos gestores.

– Ganho de competitividade – Como mencionado no tópico anterior, a segurança reverte em mais competitividade, já que é possível se focar em tarefas relacionadas à estratégia de negócio da companhia.

Fale com um de nossos consultores e conheça os diferenciais de nossas soluções. Entre em contato!

Conteúdos relacionados

Ver todos

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

Tecnologias e iniciativas digitais para o setor de compliance

31 de agosto

Blog

Tecnologias e iniciativas digitais para o setor de compliance

31 de agosto

Blog

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos semanais sobre inteligência de negócios e mercados

Netrin
Inteligência em negócios
Netrin
  • Sobre
  • Conteúdo
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Solicite seus dados
  • Código de Ética | Netrin
  • Suporte
Fale conosco
  • [email protected]
© 2022 Netrin
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE Portal do Cliente
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdos de seu interesse. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Aceitar todos
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SAVE & ACCEPT