As soluções em segurança da Netrin auxiliam em medidas antifraude, a fim de evitar sérios danos financeiros
Segurança é a palavra-chave quando o assunto é relações entre empresas e clientes, principalmente quando envolvem transações financeiras, e cuidado nunca é demais. A integridade dessas relações garante que o cliente confie na sua empresa, continue utilizando seus serviços e até recomende para outras pessoas. Entre os itens essenciais para a proteção do seu público, está a validação de identidade.
Para começar, vamos explicar brevemente sobre uma das principais ameaças ao ecossistema empresarial: a fraude de identidade.
O que é fraude de identidade?
A fraude de identidade ocorre quando uma pessoa tenta se passar por outra, a fim de obter vantagem ou causar prejuízo. Isso vale tanto para usar documentos de outras pessoas ou ceder os seus para outras pessoas. Esta é uma prática criminosa que pode levar à detenção e multa.
Muitas vezes, porém, esses dados são roubados, principalmente quando estão disponíveis na internet, então essa fraude ocorre sem que o dono do documento saiba disso ou tenha algum controle da utilização dos próprios dados.
Pode acontecer também de uma pessoa mal-intencionada utilizar dados fictícios para fazer compras online, solicitar serviços e empréstimos, criar cadastros em plataformas, entre outros.
No que isso afeta a minha empresa?
Quando isso acontece, o prejuízo pode ser tanto do usuário quanto da empresa fornecedora. Por isso, o que se recomenda é proteger a empresa, utilizando ferramentas para garantir que aqueles dados recebidos pertençam a uma pessoa real e que seja ela que esteja realizando a ação.
Na maioria das vezes quando há um caso de fraude ou golpe, o cliente costuma perder parte ou toda a confiança que ele tinha na empresa envolvida. A reputação da empresa é atingida. Além do desgaste de ter que resolver o problema, isso acaba tomando parte do tempo da pessoa e do negócio, pois ambos poderiam usar esse tempo para fazer outras atividades.
Como posso evitar tais golpes?
Quanto mais compromissada a empresa é com valores éticos, maior a necessidade de encontrar uma maneira de proteger os clientes. Por isso, o uso de tecnologia que faça a validação – de preferência, automatizada – de usuários e dados é um ótimo investimento. Os benefícios adquiridos com a implementação da verificação antifraude incluem:
- Redução na quantidade de usuários fraudulentos ou inativos;
- Onboarding mais seguro e responsável;
- Proteção de processos financeiros envolvendo grandes volumes e valores de dinheiro;
- Aumento da confiança e do respeito do cliente para com a instituição;
- Outros benefícios.
Validação de identidade como solução para sua empresa
A validação de identidade funciona de maneira totalmente automatizada, e esse processo já ocorre lá no início, ou seja, no cadastro do cliente. Um exemplo, seu cliente irá fotografar o documento de identidade (de maneira simples e prática – OCR) e o sistema fará a análise e verificação do CPF ou do CNPJ junto a determinados órgãos e instituições.
Nossa API faz consulta especializada em diversas fontes, incluindo a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Correios, IBGE, Serasa e Caixa Econômica Federal.
A identificação e verificação de pessoas e empresas faz parte da política de prevenção à lavagem de dinheiro, sendo essencial para procedimentos de segurança. Portanto, além do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), há a verificação biométrica, como o Face Match e Liveness.
Com o face match, se confirma a identidade do usuário a partir da comparação da foto do documento digitalizado com uma selfie. Já o Face liveness (prova de vida), você adiciona mais segurança, garantindo que aquela pessoa é quem diz ser e que a foto foi tirada ao vivo e não utilizada de outra pessoa.
Ficou interessado por essas soluções? Saiba mais sobre nossa Prevenção a Riscos e Fraudes
Conheça um case de sucesso
A tecnologia antifraude foi aplicada com sucesso nos processos da Infracommerce, uma empresa líder em full commerce (em resumo, ela oferece ferramentas para operações e-commerce, além de auxiliar em quesitos como ações de marketing e vendas e gestão logística, entre outros) e tem clientes como Ambev, Nike e Unilever.
Com o aumento de vendas online, a exposição da marca a fraudes foi inevitável. A preocupação com o onboarding de novos clientes no e-commerce levou a Infracommerce a procurar uma solução para evitar possíveis riscos de fraude. Há cerca de dois anos, encontrou na Netrin (com um grupo de soluções para automação de dados e saneamento cadastral que inclui a validação de identidade) a solução ideal para checagem de dados de cadastro de consumidores em suas plataformas.
A implantação foi feita de forma gradativa, pois cada marca atendida pela Infracommerce tinha um modelo diferente de trabalho. Atualmente, já são mais de 200 mil cadastros realizados todos os meses usando as ferramentas da Netrin para checagem de dados.
Todo o processo é feito por meio da ferramenta que realiza a automação de consultas a informações oficiais em sites públicos e privados – respeitando a LGPD – como contrato social, CNPJ e informações de crédito, entre outros.
Clique aqui e leia o case completo
Suíte de soluções para sua empresa
A Netrin oferece diversas soluções para que sua empresa se prepare e se proteja de esquemas fraudulentos. Além da validação de identidade, outras ferramentas se encontram disponíveis, como Background Check e Saneamento de Dados.
Quer saber como que a Netrin pode te ajudar a dar o próximo passo em direção a segurança e integridade? Preencha o formulário a seguir e entraremos em contato contigo em breve!