Consulta para homologação de parceiros e fornecedores é um procedimento fundamental para o compliance da empresa e redução de riscos financeiros, tributários e reputacionais
A automação de processos é uma abordagem que proporciona maior agilidade, segurança e eficiência para empresas de grande porte em todas as etapas de produção. Isso inclui o processo de homologação de terceiros, como clientes e fornecedores. Com a automação na validação de dados na fase de consulta CCC (Cadastro Centralizado de Contribuintes), a empresa garante um processo de conformidade respaldado.
Mas por que a consulta de dados cadastrais é tão crucial a ponto de exigir a automação desse processo? A resposta é simples: ela protege a empresa contra riscos financeiros, fiscais, tributários, trabalhistas e de reputação que podem surgir ao se relacionar com fornecedores com problemas junto à Receita Federal.
Além de outros riscos diários, como, por exemplo, ficar com a mercadoria retida pela Sefaz nas barreiras fiscais devido a pendências ou irregularidades. Uma simples consulta CCC do CNPJ do cliente ou base SINTEGRA pode antecipar esses problemas, evitando que o fornecedor tenha suas notas fiscais negadas.
Diga-me com quem faz negócios que direi quem tu és
Atualmente, encontrar parceiros de negócios confiáveis é um desafio significativo. Além de fornecedores eficientes, com preços competitivos e comprometidos com o acordado, é essencial que eles operem dentro dos limites legais. No mundo corporativo, essas práticas são conhecidas como KYP (Conheça Seu Parceiro) ou KYS (Conheça Seu Fornecedor).
Basta observar as notícias para ver diversos casos de escândalos envolvendo empresas. Desde problemas com irregularidades fiscais, corrupção, lavagem de dinheiro até envolvimento com trabalho escravo.
Os danos à reputação de uma empresa que é conhecida por fazer negócios com um parceiro envolvido em situações assim são imensos. Em certos casos, a empresa contratante pode até enfrentar multas e sanções dos clientes. Portanto, recorrer às bases de informações sobre o CNPJ do parceiro é necessário.
Consulta CCC: da teoria à prática
Visando auxiliar nesse processo, a Secretaria da Fazenda desenvolveu o Cadastro Centralizado de Contribuintes ou, como é mais conhecido, o Cadastro CCC. O intuito desse projeto era centralizar as informações de contribuintes de ICMS de todos os estados, unificando e facilitando o processo de consulta ao cadastro dos clientes.
Entretanto, nem todos os estados fizeram adesão ao sistema, atualizando em tempo real as informações. Dessa forma, as empresas que precisam realizar a consulta CCC ainda precisa recorrer a consulta individual em cada portal, como a Consulta Sintegra e Consulta Sefaz.
Outra limitação é a demora nas Consultas CCC. Em média, em um minuto é possível consultar informações de apenas três empresas. O que é totalmente inviável e contraproducente para empresas com processos volumosos e complexos.
Por exemplo, segundo um levantamento realizado pela Netrin, por dia, uma das maiores indústrias do segmento cervejeiro realiza mais de 1 milhão de consultas a CNPJs por dia, de uma única vez, utilizando a consulta em lote da Netrin. Imagina fazer tudo isso manualmente pelos sistemas de Consultas CCC?
Gerando eficiência e segurança com a automação de consultas
Compreendendo os desafios enfrentados pelas grandes empresas para manter a conformidade em todas as operações, ao mesmo tempo que buscam eficiência, segurança e agilidade nos processos, a Netrin disponibiliza uma API de consulta CCC, realizada em tempo real, durante todas as fazes da operação e não somente no onboarding do cliente.
As APIs da Netrin podem ser integradas ao software da empresa, ou de forma nativa no caso de solução SAP. Os parâmetros da consulta incluem CNPJ, IE, CPF e UF. Os principais dados retornados são:
- Razão Social
- Nome Fantasia
- Inscrição Estadual
- Tipo da Inscrição Estadual
- Situação Cadastral
- Porte
- Complemento
- Bairro
- CEP
- Municipio
- Logradouro
- UF
- Regime de tributação
Empresas com grandes volumes de processos, tanto na logística quando na expedição, simplesmente é inviável um processo manual de validação de cadastro de clientes. Assim como, não basta fazer a consulta apenas na fase de cadastro, mas em todos os momentos da operação, por exemplo, solicitação de compra, pedido, emissão de nota fiscal, etc.
As APIs de automação de consulta CCC atuam justamente para resolver esses empecilhos. Pois, além de realizarem a consulta automaticamente em todas as etapas, são atualizadas em tempo real, garantindo informações precisas para um processo de compliance.
Benefícios da automação de consultas com o plugin Netrin
- Não precisa de desenvolvimento;
- Integração facilitada com o software que a empresa já usa;
- Integração nativa no caso de soluções SAP;
- Consulta automatizada a diversas bases de dados;
- Completa governança de dados, consultando a situação cadastral em todas as fases do ciclo;
- Agiliza a operação em 100x;
- Grava os comprovantes oficiais dentro do SAP;
- Módulo de consultas pontuais para saneamento cadastral;
- Dispara e-mails para alçadas em qualquer fase, possibilitando o tracking de auditoria.
Chega de correr riscos, automatize suas consultas e tenha eficiência e segurança nos seus processos. Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores!