O SAP é um exemplo de software seguro, rápido e simplificado. Sua tecnologia pode transformar a forma como uma organização faz negócios. Ele pode suportar muitos processos e suas variações fora da caixa. No entanto, é necessário utilizar algumas tecnologias complementares. A integração SAP é o que permite que o software ERP tenha interação com outros sistemas para que este possa capturar e utilizar os dados da plataforma.
No cenário de avanço tecnológico que o mercado está, torna-se essencial que outros aplicativos tenham integração com a SAP, afinal é lá que as informações estão centralizadas para serem utilizadas no planejamento, operações, cadeia de suprimentos e finanças. A integração de outros aplicativos com o SAP leva à troca de informações que ajuda os aplicativos a executar sua funcionalidade.
Para acelerar essas transações, as APIs são muito utilizadas. API é uma aplicação na interface de softwares para a troca de dados entre sistemas de diferentes fornecedores. Trata-se de mecanismo funcional, mas que, na medida em que a complexidade da gestão aumenta, amplia-se o seu risco.
Ou seja, companhias grandes que utilizam sistemas complexos, como o SAP, ou com mais de 800 dispositivos, precisam ter a garantia de que os dados vão circular em tempo real, sem problemas ou travamentos.
Neste artigo você verá:
- Quais são os principais processos e transações SAP na gestão de clientes e
fornecedores? - Qual o tempo médio de transações que envolvem consultas externas?
- Como reduzir o tempo entre processos com o uso de automações?
- Como aplicar uma integração de dados e reduzir o tempo de conclusão de uma
transação SAP? - Como a Unipar reduziu + de 600 horas de trabalho com tecnologia de integração de
consultas externas CTA: case Unipar
Quais são os principais processos e transações SAP na gestão de clientes e fornecedores?
Como ERP, o SAP sem dúvida alguma se destaca na integração principalmente em empresas de grande porte, como indústrias e até mesmo multinacionais, devido a sua exímia integração.
Devido a sua forma estrutural de desenvolvimento de matriz de responsabilidades, rateios e integrações o SAP consegue abranger diferentes áreas desde supply chain, contabilidade, faturamento, compliance financeiro e possui até mesmo uma ferramenta de vertente CRM, para melhor interação no canal de marketing, por exemplo.
Por mais que pareça uma alta complexidade de informações, uma das vantagens de utilizar o sistema SAP é exatamente a sua plena capacidade de sintetizar essa gama de tópicos e disponibilizar com máxima velocidade e controle, despendendo à companhia controle, segurança, melhor comunicação interna, agilidade e capacidade estratégica.
Abaixo as principais transações do SAP em relação a clientes e fornecedores:
- XD01 – Criar cliente
- XD02 – Altera Cliente
- XD03 – Exibir Cliente
- XD99 – Alteração em massa para clientes
- XK01 – Criar fornecedor
- XK03 – Exibir fornecedor
- MK03 – Exibir fornecedor
- XK02 – Altera fornecedor
- XK05 – Bloqueio fornecedor
- XK07 – Modificar grupo de contas fornecedor
- XK99 – Alteração em massa para fornecedores
- OQB3 – Motivos Bloqueio Fornecedor
- MKVZ – Lista de fornecedores
- MM03 – Exibir material
- ME2L – Relatório de Pedidos por número do fornecedor
- ME2W – Relatório de Pedidos por Centro Fornecedor
- ME3L – Relatório de contratos por número do fornecedor
- FBL1N – Partidas individuais para fornecedores
Qual o tempo médio de transações que envolvem consultas externas?
Para entendermos um pouco mais em como é vantajoso para uma empresa a integração via API, podemos olhar também processos operacionais contínuos para tal medição. É o caso, por exemplo, de emissão de notas fiscais, que, quando feitas de forma manual, podem demorar horas para serem emitidas dadas as devidas consultas de parâmetros tributários, logísticos no que tange entrega, além das devidas certificações de cada produto. Já, quando o processo é automatizado, as notas podem ficar prontas em poucos minutos. Isso vale destacar que isso não reduz apenas o tempo no processo, mas sim custo, além de reduzir a chance de possíveis erros humanos.
Por isso, muitas empresas já enxergam esse investimento como fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos seus negócios. Afinal, cada vez mais se vê a importância da redução do tempo em processos que deveriam ser rápidos, para focar em atividades que tragam ainda mais resultados para a empresa.
Como reduzir o tempo entre processos com o uso de automações?
Com tantas demandas e inovações simultâneas as ofertas e novidades se tornam praticamente impossíveis de serem acompanhadas ao olho humano, tanto na visualização como no armazenamento de dados. No entanto é justamente essa uma das vantagens das APIs, por ser um código algorítmico que permite a integração entre distintos sistemas, ele pode executar através das respectivas automações o melhor desempenho possível desde procura, armazenagem e até mesmo execução de tarefas bem programadas que estariam sujeitas a inoperância humana.
Com isso, além de mitigar erros e falhas e erros humanos as automações também aumentam a performance da companhia, tornando as etapas de seus processos mais precisos conduzindo a empresa para maior acuracidade de suas informações.
Como aplicar uma integração de dados e reduzir o tempo de conclusão de uma transação SAP
Algumas empresas normalmente fazem as transações comerciais com seus clientes através de uma plataforma Web desenvolvida por elas ou terceiros, o problema é que com o crescimento do negócio, vai ficando impossível de gerenciar essas transações recorrendo a processos manuais ou importação e exportação de arquivos, e quando a empresa está neste momento também precisa pensar um ERP mais completo e robusto que permita que a mesma escale o seu modelo de negócio, sem ter que recorrer a novas mudanças no futuro, por isso é necessário avaliar não só a robustez e flexibilidade do ERP para o negócio, quanto a capacidade e simplicidade de integração com outras plataformas WEB para processar esse faturamento, e cobranças de tarifas, planos e de serviços que geram.
A API permite que as empresas tenham seus ecossistemas com acesso padrão a dados e operações de aplicativos. Essa abordagem à integração SAP requer uma mudança no modelo operacional da área de tecnologia. No entanto, permite que a organização aproveite as oportunidades da transformação digital. Simplificar a integração SAP inevitavelmente aumenta sua velocidade e usabilidade.
As APIs simplificam basicamente os campos que precisam ser transacionados entre as plataformas e a maneira como isso é feita, tendo extrema atenção nos seguintes pontos:
- O que será integrado.
- Como será integrado.
- Segurança da informação.
- Performance para suportar grandes volumes.
- Integridade das transações no ERP para segura contabilização e tratativas fiscais.
Como a Unipar reduziu + de 600 horas de trabalho com tecnologia de integração de consultas externas CTA: case Unipar
A Unipar, líder em produção de cloro, soda e PVC em toda a América do Sul possou por alguns processos de automação, principalmente relacionado a compliance e processos regulatórios, que somente através da integração via API foi possível solucionar.
Tendo em vista necessidade de acompanhamentos que pareciam ser “desvinculados”, tratá-los de maneira individual e sem as devidas integrações, ainda que utilizando um sistema como o SAP, o percurso se tornou demorado.
Com as soluções em automação do Netrin SAP Compliance foi possível integrar e automatizar os processos, no cadastro e classificação de dados de com integração no mais variado banco de dados, houve a redução de mais de 600 horas de trabalho, onde além da tratativa no banco de dados do cliente, foi instaurado o mesmo processo para novos fornecedores, permitindo assim muito mais dinamismo e ganho de tempo.
Já no aspecto regulatório, com checagens e validações contínuas das licenças para cada um dos produtos junto aos órgãos competentes totalmente parametrizado já na interface de API permitiu continuo ganho de capacidade produtiva, não mais desmobilizando pessoas para acompanhamento dessa tarefa. E, consequentemente, houve também melhoria no processo logístico pois a integração também permitiu análise da situação cadastral de cada cliente antes mesmo da expedição do produto, evitando assim possíveis desencontros na distribuição.
Você pode acessar o case completo aqui.