Empresas que contam com um serviço online para compliance cadastral ganham mais segurança no saneamento fiscal de negócios, melhoram a qualidade da informação sobre parceiros comerciais e evitam passivos indesejados
Um serviço online para compliance cadastral pode se tornar um diferencial para muitas companhias, especialmente aquelas que lidam com uma gama de parceiros comerciais, sejam eles fornecedores ou compradores. É inerente às empresas a existência de riscos em diversas áreas – do trabalhista ao fiscal –, e o compliance surge justamente para mitigar essas ameaças.
Veja também: quais riscos sua empresa está exposta?
Listamos, abaixo, 8 motivos para investir em um serviço online para compliance de parceiros comerciais:
1. Checagem de idoneidade fiscal de parceiros comerciais
O Netrin Audicon automatiza a checagem da idoneidade fiscal dos parceiros em diversas fontes além do Sintegra, caso da Suframa e da Receita Federal (no total são mais de 80 fontes), tarefa que levaria incontáveis horas de trabalho se realizada por uma pessoa ou equipe.
Entenda por que investir no Netrin Audicon para o seu negócio
2. Guarda do comprovante de consulta para servir como instrumento de defesa
Como mostramos no artigo sobre a Súmula 509 do STJ, as empresas têm o papel de identificar possíveis irregularidades de seus parceiros comerciais – clientes ou fornecedores – para que sejam interpretados como “adquirentes de boa fé” e evitar punições pelo fisco. Caso a empresa receba algum tipo de notificação do fisco por irregularidade de um parceiro comercial, a consulta realizada pelo Netrin Audicon serve como instrumento de defesa.
A checagem vai indicar que, no momento da operação comercial, a situação fiscal era considerada regular, garantindo a posição de “adquirente de boa fé”, conforme estabelecido pela jurisprudência.
3. Fidelidade dos dados cadastrais
Sabe-se que o tempo é um ativo valioso no mercado corporativo. O Netrin Audicon permite a automação do processo de onboarding. Em outras palavras, trata-se de construir um processo operacional padronizado e conduzido pela própria solução, sem a necessidade de treinamentos longos para o usuário. Dessa forma, a ferramenta entrega resultados fiéis à base de dados cadastrais.
4. Eliminação de denegação de NF-e
Uma Nota Fiscal Eletrônica denegada significa que irregularidades foram detectadas pelo fisco. Não é possível obter essa informação antes da emissão da NF-e, ou seja, após a emissão, não é mais viável cancelá-la. Com o uso da solução, é possível verificar a situação do cliente antes da emissão , até mesmo no momento de registrá-lo como parceiro comercial, aumentando a segurança das transações.
5. Integração com qualquer ERP do mercado
Outra forma de usar o Netrin Audicon é integrá-lo aos softwares de gestão (ERPs) dentro dos processos internos estabelecidos pelas empresas. Ou seja, é possível fazer a checagem já na etapa de registro do parceiro comercial ou antes de emitir a NF-e. O software pode ser integrado a qualquer sistema do mercado, incluindo SAP, neste caso, de forma nativa.
6. Fácil de usar
Com uma aplicação online na nuvem e uma API simples, o Netrin Audicon pode ser integrado dentro dos processos adotados pelo cliente sem alterar a sua forma de trabalho, seja no cadastro, na análise de crédito, na etapa anterior à emissão da NF-e. Cabe ao cliente determinar a forma mais otimizada de usar a solução.
7. Prevenção à fraude
A checagem de informações periódicas cria, naturalmente, proteção em relação a potenciais fraudes de dados cadastrais de parceiros, o que amplia a segurança para o seu negócio.
8. Contratação sob medida
Sua empresa precisa de checagens periódicas (diárias, semanais, quinzenais)? Basta contratar um volume de transações baseado em seu histórico, estabelecendo quais fontes devem integrar o seu pacote.
Prefere trabalhar com o saneamento fiscal, conferindo a situação de parceiros comerciais para saneamento de risco (lembrando que o fisco pode retroceder 5 anos)? Escolha a maneira mais atrativa para o seu negócio.
Explore possibilidades com o Netrin Audicon
O Netrin Audicon automatiza consultas a órgãos públicos e privados e possui uma solução para saneamento cadastral praticamente imediata, ideal para empresas que necessitam de agilidade nas fases do ciclo de vida de clientes e fornecedores.
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