Para se garantir perante a legislação brasileira, empresas devem conferir não só que estão seguindo a lei como seus parceiros comerciais também estão dentro das obrigatoriedades
Mais da metade das empresas brasileiras (54%) afirma não ter um processo de Due Diligence para terceiros, de acordo com a pesquisa “Maturidade do Compliance Brasileiro”, realizada pela consultoria KPMG. Entre os principais desafios mencionados pelos respondentes, aparecem identificar, avaliar e monitorar os aspectos de Compliance e Regulatório (86%) e integrar o setor de compliance com as demais áreas de negócio (83%).
Para voltar à origem: o termo due diligence significa “diligência prévia”, que visa instaurar processos de pesquisa e análise sobre os parceiros – fornecedores e clientes. O propósito por trás desta medida é simples: descobrir se a empresa está em conformidade com as legislações e exigências feitas pelo governo nas áreas ambiental, social, trabalhista e fiscal.
Quais são os modelos de diligencia?
Os modelos ou metodologias de diligencia são frameworks reutilizáveis que seguem padrões de eficiência para realização de consulta. Contudo, estão sujeitas a adaptações, já que as normas e processos são atualizadas com recorrência.
É importante frisar que o modelo de diligência deve ser adaptado às necessidades do negócio e da situação. Afinal, por se tratar de um processo verificativo, possui diferentes termos de diligência ou foco em aspectos específicos.
Confira a lista de modelos e as particularidades de cada um:
Due Diligence Júridica
Avalia questões legais, contratos, documentos, licenças, registros, garantias, processos, litígios, penalidades, responsabilidades ocultas, imbróglios trabalhistas, tributários ou de propriedade intelectual etc.
Due diligence financeira
Avalia aspectos financeiros como demonstrações contábeis, histórico de negociações, fluxo de caixa, dívidas ativas, problemas fiscais e patrimônio.
Due diligence de clientes
Avalia o risco oriundo de clientes. É muito comum no setor financeiro, no qual a regulamentação é especialmente severa.
Due diligence social e ambiental
Avalia os potenciais riscos relacionados a ESG, como impactos ambientais, responsabilidade social, sustentabilidade, governança e conformidade às leis ambientais.
Due diligence reputacional
Avalia os riscos de danos à imagem de uma empresa ou marca para realizar associações com outras pessoas físicas ou jurídicas.
Due diligence de fornecedores
Avalia o potencial risco de parceiros comerciais e os danos que podem surgir a partir de uma negociação com os mesmos.
Due diligence de fusões e aquisições
Avalia previamente as possíveis ameaças decorrentes de uma potencial vinculação entre duas empresas.
Como otimizar o processo manual de diligência de fornecedores
Estudo da Protiviti mapeou que um processo de diligência de um fornecedor leva de 11 a 12 dias. O mesmo estudo aponta que 16,2% dos terceiros apresentam risco médio a alto de corrupção e 31% médio risco. Se o processo de consultas durante uma diligência de fornecedores for manual, os dados sobre situação cadastral ao final do processo podem já estar defasados. Se considerado o ciclo de vida como um todo, desde a cotação até a expedição do pedido, os riscos só aumentam.
Estes fatores são, por muitas vezes, pouco percebidos no dia a dia das equipes e impactam diretamente os indicadores de gestão.
A pesquisa da KPMG mostra que, embora o compliance tenha se disseminado entre as empresas na última década devido à Operação Lava Jato e a Promulgação da Lei Federal 12.846, a Lei Anticorrupção, ainda há um longo caminho na estruturação de uma área capaz não só de garantir que a própria empresa esteja em conformidade com as leis, mas que esteja apta a checar os parceiros comerciais – realizar o background check.
A Lei Anticorrupção institui um dispositivo chamado de “responsabilidade solidária”, permitindo que um parceiro seja envolvido na investigação. Conforme especifica o seu artigo 2º, “as pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não”.
Como criar um processo eficiente de due diligence?
É importante que o próprio departamento de compliance interno esteja estruturado da maneira adequada. Veja oito importantes passos para fazer com que o processo e as iniciativas de due dilligence sejam efetivos no departamento de compliance.
- Garanta o apoio da alta direção no due dilligence:
Uma iniciativa como o due dilligence envolve a diretoria, sempre. É preciso que a direção da empresa esteja engajada em desenvolver uma cultura favorável ao compliance, além de garantir os recursos necessários para implementar este processo.
- Defina uma Política Interna de Compliance:
É preciso estabelecer as regras de due dilligence e os requisitos que vão nortear a atuação do setor de compliance. Em geral, as empresas desenvolvem um Código de Ética e Conduta, que geralmente os parceiros comerciais também possuem acesso. - Conquiste confiança para executar as atividades com autonomia e independência
Além do orçamento em si, as pessoas que atuam no compliance precisam conquistar a confiança dos colaboradores e direção, para que possam executar as atividades do due dilligence com independência e autonomia – principalmente para averiguar se as políticas internas estão sendo seguidas sem impedimentos.
Além do orçamento em si, as pessoas que atuam no compliance precisam conquistar a confiança dos colaboradores e direção, para que possam executar as atividades do due dilligence com independência e autonomia – principalmente para averiguar se as políticas internas estão sendo seguidas sem impedimentos.
- Entenda e mapeie os riscos que sua empresa está exposta
Há situações diversas, como o compliance fiscal ou trabalhista, e também o monitoramento de legislações específicas, no aspecto ambiental, por exemplo. É importante ter mapeados, em todas as etapas de diligência, quais são as consultas necessárias, aplicadas ao negócio. Você e o setor de Compliance precisam responder claramente à pergunta: a quais riscos sua empresa está exposta? - Invista em treinamentos e capacitações:
Todos os colaboradores precisam saber o que é compliance, quais são as regras e reforçar a sua importância, sob riscos diversos, inclusive o de afetar a reputação empresarial, como veremos no próximo artigo do blog.
- Desenvolva controles internos
Nos processos desenvolvidos em cada setor, é possível pensar em estratégias para que o compliance seja seguido. Uma das sugestões é criar indicadores para que os riscos sejam mensurados e avaliados constantemente, identificando qual o papel de cada setor neste aspecto.
- Mapeie as etapas da diligência prévia
Uma das partes mais importantes do processo de compliance é a capacidade de verificar se o fornecedor está seguindo as regras, por meio de informações diretas e indiretas. Ao mesmo tempo, muitas companhias têm dificuldade em saber onde encontrar essas informações e como analisá-la
Como utilizar tecnologia antifraude no processo de due diligence
Como a transformação digital está impactando todos os setores, é imprescindível que o compliance também cresça e evolua nesta curva de digitalização. Neste contexto, é importante escolher as ferramentas adequadas e que tenham fácil aderência aos processos de compliance. No caso da diligência prévia, é preciso contar com soluções com tecnologia antifraude, capazes de identificar a situação como um todo dos parceiros comerciais.
A tecnologias antifraude, como a solução de Background Check da Netrin, consulta em tempo real dados públicos e privados e geram relatórios ou chamados dossiês de due diligence para realizar checagens de forma automática de:
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- Consulta de situação cadastral na Receita Federal
- Realizar a checagem de pendências no Simples Nacional
- Obter informações da Polícia Federal
- Consulta de pendências no CADIN
- Emissão de certidões negativas de débitos federais
- Emissão de certidões de embargos (IBAMA)
- Score de Crédito
- Consulta de processos
Due diligence com Background Check da Netrin, a solução antifraude via API
A plataforma Safe Partner da Netrin é a ferramenta de prevenção a riscos e fraudes ideal para apoiar sua estratégia de diligência de fornecedores e clientes. Fale com nosso especialista e solicite uma demonstração