As tentativas de cadastro e fraudes com CPF de pessoas falecidas aumentaram nos últimos anos. Em análise junto a um cliente do segmento de meios de pagamento, a equipe de engenharia de dados da Netrin identificou mais de 100 mil tentativas de cadastro fraudulentas em um único dia, entre elas, pessoas falecidas, com cadastro suspenso pela Receita Federal, situação irregular à legislação.
Mesmo com a da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no ano de 2020, os roubos de dados pessoais cometidos no Brasil sempre foram um motivo de preocupação para os brasileiros, e por isso, é importante garantir o cuidado dobrado com as informações pessoais.
O que você lerá neste artigo?
- Quais os tipos de fraudes relacionadas a pessoa física?
- Como se prevenir das tentativas de fraude com CPF de pessoas que já faleceram?
- Onboarding digital de clientes
- FaceMatch e Prova de Vida (Liveness)
- Background Check (Checagem de antecedentes)
- Saneamento cadastral ou Enriquecimento de dados
Quais os tipos de fraudes relacionadas a pessoa física?
Em janeiro de 2021, houve um megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, que expôs de forma gratuita na internet dados como nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereços e afins. Esse tipo de vazamento permite a realização de golpes com maior facilidade, inclusive de pessoas já falecidas.
As principais formas de os fraudadores usarem dados roubados de usuários são:
- Saques de FGTS, Bolsa Família e auxílio emergencial;
- Ações criminosas pelo WhatsApp de pessoas que tiveram celular furtado;
- Criação de contas bancárias digitais;
- Compras online;
- Pedir empréstimos e outros tipos de créditos online;
- Alugar veículos e imóveis;
- Contratação de serviços;
- Emissão de cartão de crédito;
- Qualquer tipo de transação que não exige validação de identidade.
Empresas que não utilizam sistemas de verificação de identidade mais robustos possuem mais dificuldade para identificar que o CPF informado é de uma pessoa que já faleceu.
Pensando nisto, este artigo tem como objetivo listar as cinco melhores formas de proteger sua empresa de fraudes ligadas a pessoa física, principalmente na utilização de CPF de pessoas falecidas.
Como se prevenir das tentativas de fraude com CPF de pessoas falecidas?
Uma verificação de documentos robusta exige que várias informações do usuário sejam validadas. Para isso, é primordial que a empresa conte com algumas soluções tecnológicas. Neste artigo é possível ter mais detalhes sobre estas tecnologias na prática, principalmente, as APIs de consulta, dados de entrada e retorno.
Porém, o time técnico da Netrin listou abaixo os principais recursos que a sua empresa deve ter para impedir que fraudadores usem o CPF de pessoas falecidas em seu banco de dados.
Onboarding digital de clientes
O Onboarding digital é o conjunto de operações que permite a entrada e validação de dados de novos clientes e parceiros de forma 100% virtual. Ou seja, é nesta etapa que acontece a identificação do usuário e o reconhecimento de seus documentos, em que a partir de diferentes soluções digitais, os documentos enviados por ele são extraídos e validados nas fontes oficiais, verificando se existe fraude ou não.
Esse processo é importante para que as empresas construam uma completa governança de dados, desde a entrada do novo cliente, impedindo qualquer ataque.
As ferramentas da Netrin checam todos os dados e preenchem informações necessárias automaticamente utilizando as APIs de consulta à Receita Federal e outras, além de guardar todos os comprovantes de consulta.
Leia mais: como a Infracommerce previne riscos com a solução antifraude de 2 segundos
Tecnologia de OCR e APIs de reconhecimento de Imagem
O OCR – Optical Character Recognition, que pode ser traduzido como “reconhecimento óptico de caracteres”, em resumo, realiza a leitura e extração de dados de um arquivo ou imagem para identificar padrões, retirando os textos que estão contidos no arquivo e transcrevendo-os em sistema. Alguns dados que podem ser obtidos pela tecnologia de OCR:
- Dados cadastrais básicos (RG, CPF, CNH)
- Registro de informações em formulários quadriculados;
- Identificação apostas de loteria;
- Registro de alternativas nos cartões de respostas de vestibulares e concursos;
- Digitalização de documentos impressos;
- Digitalização de livros antigos.
A tecnologia OCR pode ser conectada a outros recursos e APIs de reconhecimento de imagem, como o Facematch, identificação de dados a partir de uma imagem – como uma foto do rosto para validar o número de RG, por exemplo, fundamental para verificar se os dados são mesmo do usuário.
Esse processo já faz parte da rotina dos negócios nas mais diversas áreas de negócio. Isso inclui os processos de cadastro de colaboradores, clientes ou fornecedores, por meio de uma foto do seu documento de identidade ou cartão de crédito, por exemplo.
Na Netrin, é possível aplicar a API de OCR da CNH para automatizar seus processos de cadastro facilmente, principalmente no onboarding e formalização de pessoa física, extraindo informações da Carteira Nacional de Habilitação para confirmar e checar se os dados são mesmo do usuário, principalmente no caso de usuários falecidos.
FaceMatch e Prova de Vida (Liveness)
O Face Match é uma tecnologia que compara a foto capturada com a foto do documento enviado pelo usuário. A biometria facial do usuário tem como objetivo verificar e validar se a pessoa da foto do documento enviado é a mesma da foto no momento do cadastro.
A tecnologia pode ser atrelada à prova de vida, outro recurso que captura a imagem do usuário em movimento, também chamado de “liveness”, confirmando assim que trata-se de uma pessoa viva e de verdade.
Background Check (Checagem de antecedentes)
O Background Check é uma solução de checagem de antecedentes que automatiza a busca por informações relevantes sobre pessoas ou empresas antes de prosseguir com uma negociação. Esta consulta de histórico tem por objetivo localizar o maior número de informações disponíveis sobre uma pessoa ou empresa para avaliação de novos fornecedores, processo de recrutamento de novos colaboradores e credenciamento de novos clientes.
Com a solução, que é em geral mais aprofundada e a entrega é mediante um relatório/dossiê, é possível identificar problemas de reputação, financeiros, legais ou até mesmo criminais de uma pessoa ou empresa antes de estabelecer relações comerciais. Assim, se a pessoa estiver utilizando um CPF de uma pessoa falecida, também será possível identificar no relatório de background check.
A verificação e consulta desses dados nas fontes pode ser feita de forma manual, porém dado o volume de informações, acaba sendo impraticável. Muitas falhas humanas e atrasos na entrega podem acontecer no processo, impedindo uma validação segura dos dados apurados. Por isto, recomenda-se contratar um serviço de background check.
Após obter as informações, seu sistema será capaz de verificar os dados em fontes específicas e listas restritivas, através do uso de APIs de dados, que ajuda a garantir veracidade e validações, assim, evitando fraudes com CPF de pessoas falecidas.
Leia mais sobre a solução de Background Check da Netrin.
Saneamento cadastral ou Enriquecimento de dados
É primordial que a empresa realize frequentemente o saneamento dos dados dos seus clientes e parceiros, para garantir que estão atualizados e em conformidade, para além da preparação e análise dos dados no momento do cadastro. O saneamento de cadastros é muito utilizado na migração e troca de sistemas ou ERPs, onde também se encontram muitas falhas relacionadas a dados e é necessária a correção dos dados.
Ainda mais difícil do que fazer o trabalho de cadastro de forma manual é realizar um saneamento de dados de forma manual, por isso há necessidade do uso de tecnologias que permitem essa prática em larga escala e em tempo recorde.
As principais empresas e indústrias do Brasil já utilizam a solução de saneamento de cadastros da Netrin de forma periódica, evitando riscos de fraudes e também fiscais. Leia mais sobre soluções de saneamento cadastral.
O enriquecimento de dados, diferente do saneamento, agrega informações novas aos cadastros existentes. Leia mais sobre o enriquecimento de dados e o que é permitido por lei.
Sua empresa já realizou alguma das tecnologias acima?
Leia também sobre o caso da Infracommerce, o full commerce de marcas como Nike, Adidas e Ambev, que utiliza as soluções Netrin em seu sistema, impedindo ataques e fraudes.