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Home » Conteúdo » Data-driven culture: o que é e como implementar?

02 de agosto

Gestão e Segurança

Data-driven culture: o que é e como implementar?

Foto interna

Uma política de dados amplia a capacidade da organização de solucionar questões relacionadas ao atendimento dos clientes e aspectos internos.

O que você vai ler neste artigo:

  • O que é Data-driven culture?
  • Como funciona uma cultura data-driven?
  • Como implementar uma cultura Data-driven?
  • Por que investir em uma cultura baseada em dados?

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O que é Data-driven culture?
  • Como funciona uma cultura Data-driven?
    • Extraia dados, explore oportunidades e otimize decisões
    • Exemplo prático no setor de Marketing 
  • Como implementar uma cultura baseada em dados?
    • Faça dessa mudança uma política organizacional
    • Escolha métricas adequadas
    • Aproxime os profissionais de dados dos departamentos
    • Simplifique o acesso aos dados
    • Análises preditivas não são 100% certas
    • Invista em capacitação e treinamento
    • Utilize dados para resolver questões internas
    • Garanta uma governança de dados eficiente em toda a empresa
  • Por que investir em uma cultura baseada em dados?
    • 1. Decisões mais assertivas
    • 2. Mais inteligência e eficiência operacional
    • 3. Clareza de informações
    • 4. Inovação constante
  • Que tal começar a implementar uma cultura data-driven na sua empresa?

O que é Data-driven culture?

Data-driven culture é prática de uma cultura de dados dentro da empresa, estabelecendo processos específicos para este propósito de forma analítica a fim de tomar decisões baseada em dados e não na subjetividade.

Uma das grandes modificações trazidas para o mundo digital foi a possibilidade de usar os dados em diferentes tarefas. Do ponto de vista empresarial, trata-se de um prato cheio para analisar, estudar e tomar decisões.

Como funciona uma cultura Data-driven?

Extraia dados, explore oportunidades e otimize decisões

No universo digital, vamos deixando pegadas por onde passamos. O propósito de data-driven culture é ir coletando essas pegadas e, a partir das informações obtidas, extrair oportunidades e encontrar caminhos para a otimização da tomada de decisões.

Para que uma data-driven culture funcione, é importante que ela seja estabelecida pela companhia como um todo. A visão é mais ampla, vai além de investir recursos em tecnologias, softwares e soluções. Uma cultura organizacional baseada em dados começa na construção de processos, tarefas e atividades que possam ser mensuradas. A partir destes dados, ocorre a análise e interpretação de forma que apoie a tomada de decisões estratégicas e inteligentes.

Exemplo prático no setor de Marketing 

Será que o seu site está atraindo as pessoas certas? Em uma análise de tráfego, é possível conectar dados de acesso ao site, como visualizar as páginas mais acessadas, quantas pessoas acessam mais de uma vez, o tempo que permanecem nela, a origem destes acessos, as palavras-chave que utilizam até chegarem nestas páginas, entre outros aspectos. 

Essas informações são fundamentais para se definir a eficiência do seu site em termos de manutenção e conversão de usuários em contatos (leads) e, consequentemente, em clientes.

O mesmo pode ser realizado em diversos setores da empresa, desde que sejam monitorados os parâmetros necessários por um período de tempo específico.

Conheça as soluções de dados da Netrin

Como implementar uma cultura baseada em dados?

Parece simples sair de uma gestão tradicional para uma baseada em dados, mas não é! É preciso implantar processos mensuráveis, investir na capacitação da equipe na orientação das ferramentas necessárias, com gestores, consultorias e reuniões constantes que  possibilitem esta nova orientação. Um ecossistema organizacional que otimize a governança de dados de todos os lados.

É importante lembrar que, por mais que o investimento seja feito, há necessidade de paciência para que uma cultura de gestão orientada por dados seja implementada de fato. Com o passar do tempo, o time vai ganhando maturidade para analisar os dados, sugerir melhorias nos processos e abrir a mente para uma filosofia de inovação constante, seja com mais produtividade, otimização do tempo, relacionamento com os clientes, entre outros aspectos.

Além disso, é também importante que os profissionais conheçam as políticas de dados envolvidas neste novo método de gestão, além do investimento em softwares e soluções que auxiliem a oferecer toda a visão analítica que se faz necessária, com funcionalidades como apresentação de dashboards automatizados, combinações de dados, gráficos de inteligência de mercado (BI), entre outras.

Um dos cuidados mais indicados é centralizar os dados em um único local. Mas além disso há várias outras dicas para implementar uma cultura baseada em dados:

Faça dessa mudança uma política organizacional

É preciso que a direção e todo o time de gestores e líderes da empresa tomem as rédeas, indicando esse novo camidnho e influenciando diretamente cada colaborador. Ou seja, de cima para baixo, só assim dá certo!

Escolha métricas adequadas

Cada departamento deve ter parâmetros alinhados à sua realidade e aos seus objetivos para que as expectativas não sejam frustradas.

Aproxime os profissionais de dados dos departamentos

Estabeleça uma estrutura que dê liberdade aos profissionais que atuam ou irão atuar com as informações e que dê abertura e tranquilidade nos departamentos para interagirem entre si. É essa troca de conhecimento e de experiências que vai engrandecer e promover essa cultura.

Simplifique o acesso aos dados

Em respeito às políticas de dados locais, permita que cada segmento possa usufruir dessas informações, além de tê-las centralizadas em um único local.

Análises preditivas não são 100% certas

Uma política de análise de dados pode avaliar o passado e projetar o futuro. No entanto, nem sempre elas estarão totalmente certas. Lembre-se de considerar cenários realistas, otimistas e também pessimistas.

Invista em capacitação e treinamento

Os colaboradores devem se sentir confortáveis com a política e com as ferramentas. Ofereça qualificação e treinamento para que a cultura seja implementada sem resistências.

Utilize dados para resolver questões internas

É comum que as empresas procurem solucionar problemas dos clientes, desde o processo inicial de onboarding. Mas os dados podem auxiliar muito em aspectos internos, resultando em mais economia e produtividade.

Garanta uma governança de dados eficiente em toda a empresa

Cadastros precisos e corretos em cada fase do ciclo de vida de clientes e fornecedores refletem diretamente em um fluxo seguro de informações para todas as áreas.

Por que investir em uma cultura baseada em dados?

Listamos quatro vantagens para iniciar agora mesmo a cultura organizacional orientada por dados. 

1. Decisões mais assertivas

Como são baseadas em informações precisas, aspectos como intuição e experiência perdem força para o que dizem os dados. Em outras palavras, troca-se o achismo e convicções pelas evidências e números.

2. Mais inteligência e eficiência operacional

As organizações se tornam mais inteligentes, pois são mais eficientes. Torna-se mais simples reduzir custos, compreender o desempenho de cada segmento, avaliar investimentos, entre outros aspectos.

3. Clareza de informações

Para quem pensa que os dados precisam ser apresentados em tabelas complexas, isso é coisa do passado. Cada vez mais, é possível trabalhar com dashboards que podem ser atualizados com informações em tempo real e dão ainda mais clareza às informações.

4. Inovação constante

Torna-se mais simples inovar ao conhecer a realidade da empresa de forma profunda. Com a aplicação de uma data-driven culture, cada departamento consegue identificar onde estão os seus obstáculos. Ao conhecer suas limitações, fica mais simples raciocinar em prol da superação dessas barreiras, o que implica em mais capacidade de inovação.

Que tal começar a implementar uma cultura data-driven na sua empresa?

Padronize o seu cadastro de fornecedores e clientes desde o onboarding e mantenha uma relação de confiança, baseada em tecnologia, automação e governança de dados.

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