Netrin
  • Sobre
  • Soluções
    • Saneamento de Dados
      Livre-se de cadastros errados. Programe uma limpeza de dados em seu sistema e receba um relatório completo das divergências encontradas.
    • Prevenção a riscos e fraudes
      Automatize seu processo de compliance e elimine riscos de passivos fiscais e de fraudes.
    • Onboarding de Clientes e Fornecedores
      Otimize suas operações de cadastro de clientes e fornecedores com automação e agilize a entrada de parceiros.
    • Enriquecimento de Dados
      Transforme seu banco de dados em uma máquina de inteligência de negócios para sua empresa.
    • Background Check
      Em um clique, você checa mais de 150 fontes de consulta sobre seus parceiros de negócios.
    • KYC em PLD / FT
      Implemente controles com informações precisas para seu processo de PLD/FT de acordo com normas do BACEN.
  • Plataformas
    • Netrin Audicon
      A suite de ferramentas perfeita para automação de dados e saneamento cadastral.
    • Netrin Sap Compilance
      Conte com uma integração nativa, desenvolvida para ambientes SAP S/4Hana e ECC.
    • Netrin Big Data Connect
      Uma aplicação personalizada, que conecta dados distintos do mercado em prol do seu negócio.
  • Conteúdo
    • Podcast DATAlks by Netrin
    • Conteúdo
  • API
  • Suporte
  • Fale conosco
Busca

21 de janeiro

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

Foto interna

Relatório do Boston Consulting Group mostra que 51% das organizações que usam inteligência artificial (IA) na América Latina (AL) conseguiram lucrar com o uso da tecnologia.

O estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), apontou que 51% das empresas que usam inteligência artificial (IA) na América Latina (AL) conseguiram lucrar com o uso da tecnologia. E mais: em 7% dos casos, o retorno financeiro foi considerado elevado. Globalmente, 55% registraram lucro e 11% lucro elevado.

O levantamento constatou que a IA melhora o trabalho em equipe e impacta positivamente as culturas organizacionais. Mas ainda há barreiras para adoção, como a falta de conhecimento e de treinamentos sobre a tecnologia. Na América Latina, 71% dos que usam IA relataram que sua implementação melhorou a tomada de decisão dos times, 63% disseram que o trabalho se tornou mais eficiente, 71% sentiram melhoras na aprendizagem coletiva e 61% acreditam que a confiança da equipe melhorou.

A maior parte das organizações da AL, segundo o estudo, está usando IA para desenvolver novas maneiras de gerar valor (52%), enquanto 33% focam na melhoria de processos já existentes. Os resultados foram semelhantes no mundo, com 55% e 22%, respectivamente.

Com base nos resultados, o estudo apontou que IA promove benefícios não só financeiros, mas para a cultura empresarial. Em nota, Henrique Sinatura, diretor-executivo e sócio do BCG e líder do BCG GAMMA no Brasil, unidade de IA e ciência de dados da consultoria, explicou que a pesquisa mostrou que, mesmo em um estágio inicial de adoção globalmente, a IA já apresenta resultados financeiros relevantes e melhoria na dinâmica das equipes.

Em outras palavras, IA ajuda a melhorar a competitividade.

O estudo revelou que, entre executivos da América Latina, 69% se sentem mais preparados para enfrentar a concorrência com o uso da tecnologia e 66% concordam que estão mais preparados para capturar oportunidades de negócio em outros setores. Globalmente, ambos os números foram de 63%.

Falta de confiança na inteligência artificial como ponto negativo

No entanto, a falta de confiança na IA pode prejudicar a adoção da tecnologia. Quase metade dos respondentes da AL (44%) afirmam que os dois principais motivos para as pessoas não confiarem no uso da IA corporativa é a falta de entendimento sobre o funcionamento da tecnologia e os poucos treinamentos práticos promovidos pelas empresas. Os respondentes globais acreditam no mesmo — 49% na primeira afirmação e 46% na segunda.


Case Infracommerce

Como a solução de inteligência e antifraude da Netrin levou o full commerce que atende companhias como Nike e Ambev a otimizar suas operações de onboarding de novos clientes e fornecedores.

LER CASE COMPLETO

Sinatura ressaltou que, primeiro, é preciso capacitar os funcionários e provar para eles que a tecnologia pode ser efetiva para medir KPIs e atingir objetivos importantes do negócio. As pessoas não vão adotar a IA se não confiarem nela, acrescentou, afirmando que a aceitação começa com comunicação e, depois, que a organização precisa garantir que a solução de IA usada seja boa. Para ele, é possível que poucas empresas estejam implementando e escalando a IA para o restante da organização – ou para onde ela pode gerar mais resultados.

O estudo sobre IA do BCG e MIT SMR é realizado anualmente e está em sua quinta edição. Foram consultados 2.197 executivos de nível gerencial em 106 países e de 28 setores da economia. Os pesquisadores também conduziram 18 entrevistas aprofundadas com executivos para compreender como a cultura de negócios afeta as implementações de IA e como a tecnologia afeta a cultura das empresas no dia a dia.

Fonte: SAP Now

Conteúdos relacionados

Ver todos

Qual a diferença entre API e Webservice?

07 de junho

Blog

Qual a diferença entre API e Webservice?

07 de junho

Blog

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Como realizar consultas de transportadoras via API

18 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Netrin marca presença no South Summit Brasil

10 de maio

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

Estudo global mostra o impacto da Inteligência Artificial no lucro das empresas

21 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

As 10 tendências em ESG que se verão em 2022

10 de janeiro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

4MDG, nova startup investida da Meta Ventures, é a nova parceira da Netrin

30 de dezembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

Black Friday: como prevenir fraudes no e-commerce B2B

19 de novembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

O que é gerenciamento de dados mestres?

10 de setembro

Blog

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos semanais sobre inteligência de negócios e mercados

Netrin
Inteligência em negócios
Netrin
  • Sobre
  • Conteúdo
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Solicite seus dados
  • Código de Ética | Netrin
  • Suporte
Fale conosco
  • [email protected]
© 2022 Netrin
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE Portal do Cliente
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdos de seu interesse. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Aceitar todos
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SAVE & ACCEPT