Possibilidade de fazer consultas específicas para diversos segmentos e contratação para saneamento de cadastros ou por franquia mensal estão entre os diferenciais da solução
Com mais de 15 anos de mercado, 100 clientes e de 4 milhões de informações transacionadas mensalmente, o Netrin Audicon é uma solução fiscal voltada ao compliance sob medida para negócios.
Com foco especial no mercado B2B (negócios entre empresas), a solução é mais indicada para empresas com grande volume de transações com clientes e fornecedores, realizando a automação de consultas fiscais dos parceiros comerciais.
Por que automatizar as consultas fiscais?
O principal motivo para automatizar as consultas fiscais com o Netrin Audicon está na mitigação de riscos, como a exposição fiscal, a possibilidade de autuações em até 150% do valor da Nota Fiscal e o impedimento de uso de créditos tributários, especialmente o ICMS.
O software permite que se atue de forma preventiva, garantindo que o parceiro comercial (seja fornecedor ou cliente) esteja com a situação em dia com o fisco no momento da emissão da NF-e.
Desde a criação da Nota Fiscal Eletrônica, a Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores ganharam mais informações para fazer o cruzamento de dados e identificar irregularidades. Com o uso do Netrin Audicon, evita-se um dos problemas mais incômodos para as empresas: a chamada NF denegada. Ela ganha esse título quando há alguma irregularidade por parte de quem a emitiu, do destinatário ou quando a companhia não está habilitada a operar naquele estado.
Essa situação, que pode ocasionar multas e outros incômodos, acende o alerta nas empresas. É preciso identificar irregularidades e corrigi-las de preferência, antes da emissão da NF-e.
Nesse contexto, é importante que as companhias atuem de forma preventiva, garantindo que, caso a nota seja denegada, haja comprovação de que aquela operação era regular quando foi realizada.
Vale lembrar que o fisco pode retroceder por 5 anos nas notas emitidas, exigindo esse cuidado por parte das companhias.
Diversidade de fontes de consulta
Com atuação em variados segmentos, o Netrin Audicon pode ser configurado de forma a atender necessidades específicas dos clientes.
Além da consulta ao Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços), a plataforma agrega outras fontes à automação de consultas, conforme o segmento de atuação da companhia. Ao todo, o Netrin Audicon é capaz de checar mais de 80 fontes de informações públicas para garantir o compliance.
Veja alguns exemplos:
- A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para companhias do setor de petróleo e combustíveis;
- A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para empresas que operam na região;
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o setor de logística e transporte de passageiros;
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para o segmento de saúde.
Contratação sob medida para o seu negócio
Além da diversidade de fontes, a solução conta com diferenciais da possibilidade de ser contratada de acordo com o volume de transações e com o objetivo da companhia.
Análise periódica dos dados
Uma das formas de mitigação de riscos é realizar periodicamente o saneamento da base de dados cadastrais de clientes e fornecedores, atualizando informações, especialmente a situação fiscal destes parceiros comerciais.
Aproveite para ler: 10 motivos para monitorar dados cadastrais a cada 24 horas
Considerando que o fisco pode retroagir em até 5 anos as fiscalizações por transações com parceiros em situação irregular, as empresas garantem que, a cada saneamento, tenha-se a segurança para evitar que transações ocorram com parceiros considerados inidôneos pelo fisco, diminuindo a exposição ao risco.
Volume e validação em lotes
Outra possibilidade muito adotada está na contratação de um volume de transações: usando o histórico, a companhia conhece a média de emissões ou recepções de NF-es e opta por uma franquia mensal, que permite fazer a checagem de lotes de informações. É possível também realizar consultas individuais.
Implementação integrada com ERPS
Mais uma funcionalidade está na possibilidade de ser implementado junto aos sistemas de gestão das empresas (ERPS) em diferentes etapas do procedimento interno. Ou seja, é possível automatizar a consulta da situação fiscal no cadastramento do fornecedor/comprador, antes da emissão da NF-e ou em outras etapas, conforme a necessidade e os processos internos das empresas.
No caso dos sistemas SAP, a integração pode ser feita de forma nativa e personalizada, conforme o uso do sistema.
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Outros diferenciais do Netrin Audicon
- A solução é oferecida na nuvem, sem necessidade de instalação;
- Obtenha comprovante de consulta com data e hora, o que facilita uma possível defesa contra o fisco;
- Há facilidade de integração com diferentes sistemas de gestão;
- No caso de integrações com sistemas SAP, pode-se fazer a consulta automatizada dos dados cadastrais de forma nativa, integrada e configurável;
- Portal conta com estatísticas de consultas para o controle empresarial;
- Disponibilidade 24×7, sem a necessidade de interação;
- Informações podem ser enriquecidas por diversas fontes, conforme a necessidade;
- Obtenção de comprovante oficial de todas as consultas, o que evita a aplicação de multas.
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