Existem muitos questionamentos sobre a utilização de APIs e Webservices no desenvolvimento de softwares. Sob o olhar estratégico, a busca pela governança de dados e integridade de informações que circulam nos diferentes silos de informação é constante e extremamente necessária nas áreas de negócio, seja a pauta ESG (Environmental, Social and Governance) o principal fator motivador ou a exposição a riscos de fraudes.
Empresas que utilizam diversos sistemas e distribuem informações sobre seus clientes e fornecedores em ERPs, sistemas financeiros, CRMs e outros, lidam diariamente com desafios em dados. Organizar as informações de cadastro, centralizar histórico de faturamento e as informações principais sobre o ciclo de vida do parceiro comercial são exemplos de tarefas rotineiras e necessárias para garantir a boa gestão e diligência de parceiros.
Incluir aplicações e interfaces que entreguem agilidade e cumpram o objetivo de entregar a informação certa no local certo é uma exigência não apenas operacional mas também estratégica do negócio, principalmente em processos ligados a clientes, desde o onboarding até o faturamento, cobrança, compliance, entre outros. Com o uso de tecnologias, é possível aplicar o Big Data nas operações de forma inteligente e otimizar a tomada de decisão.
Entre estas tecnologias, fica a discussão sobre a diferença entre APIs e Webservices e qual o mais prático a ser utilizado. É importante salientar que a API REST é como uma evolução do Webservice. Muitas empresas que já utilizam esta tecnologia acabam optando por continuar. No entanto, o artigo destacará a importância de migrar para a utilização de APIs REST na sua estratégia de gestão de dados e como você ganhará em tempo, praticidade e mais recursos.
O que é API?
API é o acrônimo para Interface de Programação de Aplicativos que permite a interação ou a comunicação entre dois softwares, sem qualquer intervenção do usuário. Outra explicação para isto é que as APIs fornecem serviços de softwares que se comunicam com serviços de outros softwares sem precisar saber como ambos são implementados.
O que é endpoint?
Endpoint, traduzido do inglês como “ponto final”, é a parte final do código de um software. Isso significa que dois endpoints se comunicam através de um código e este código é a API, que lê os dois endpoints e os conecta utilizando um protocolo de comunicação, que pode ser REST, SOAP, como mencionado acima.
O que é Webservice?
O webservice, também chamado de serviço web, é uma coleção de protocolos e padrões abertos, que amplamente, podem ser utilizados para troca de dados entre sistemas.
Semelhante à API, o serviço web também transaciona dados, mas cada serviço é único, os dados não possuem a mesma estrutura da API e requerem desenvolvimento customizado.
O que são os serviços REST e SOAP? Qual a diferença entre eles?
REST
REST é a sigla para Representational State Transfer, que em português significa Transferência de estado representacional. Trata-se de um estilo de arquitetura criado por Roy Fielding, cientista de dados americano, também um dos autores do protocolo HTTP.
Diferente de um protocolo, REST é uma seleção específica de restrições de arquitetura entregando a informação solicitada por meio de vários formatos de comunicação como JSON, HTML, Phyton, TXT ou PHP. Atualmente, JSON é a linguagem mais utilizada pois pode ser lida por humanos ou máquinas.
Tanto um webservice quanto uma API podem ser REST. Um dos requisitos principais da seleção de restrições REST (que a difere dos demais protocolos) é a interface, que deve ser padronizada para que as informações sejam transferidas de forma uniforme ao invés de personalizada como nos demais formatos e protocolos.
Isso significa dizer que os elementos de dados no formato REST precisam ser os mesmos, tanto de quem envia quanto de quem recebe a informação. Desta forma, padroniza-se a web e dá-se “nome” aos componentes que estão sendo transferidos nos sistemas.
Por exemplo, um hipertexto, hiperlink, imagem, documento, passam a ser componente de dados padronizados dentro do formato REST.
Outra diretriz de arquitetura REST é que os dados podem ser armazenados em cache para eliminar novas interações entre cliente e servidor.
SOAP
SOAP significa Simple Object Access Protocol. Diferente do formato REST, existe um protocolo padrão que foi projetado para realizar as comunicações e um conjunto de regras atreladas a ele. É aberto a qualquer protocolo de aplicação como HTTP, SMTP (e-mails), entre outros. No entanto, a linguagem exigida no protocolo SOAP são os documentos XML.
Outra exigência do protocolo SOAP é o endereçamento de serviços (WS-Adressing), que por um lado facilita criando um padrão que “traduz” as informações, no entanto são empacotados como metadados em cabeçalhos.
Uma requisição ou serviço WEB utilizando protocolo SOAP acaba se tornando mais pesado e impossibilita o armazenamento em cache. Ou seja, é necessário reenviar a API para acessar a informação novamente.
Por conta disso, a API REST é a opção mais escolhida para sistemas modernos, pois oferecem maior agilidade na comunicação entre softwares.
Qual a diferença entre uma API e um Webservice?
A principal diferença da API para o webservice está no tipo de protocolo de comunicação. Enquanto o webservice é usado para REST, SOAP e XML-RPC, a API é utilizada para qualquer padrão de endpoint de comunicação entre sistemas.
Para facilitar, veja esta tabela comparativa que apresenta os pontos principais de diferença entre os Web Services e as APIs REST.
WEBSERVICE (SOAP) | API (REST) |
---|---|
Protocolo de comunicação robusto e complexo, menos seguro | Arquitetura de software com mais recursos, abordagem simplificada, com diretrizes mais simples e mais segura. |
Linguagem de saída em XML | Linguagem de saída em JSON, XML, Phyton, TXT, PHP, etc |
Métodos customizados | Métodos padronizados |
Não armazena os dados em cache | Armazena dados em cache |
Linguagem complexa e difícil de integrar | Linguagem mais fácil de integrar e flexível |
Exemplos de aplicação da API REST
Suponha que você irá configurar uma API REST para consultar um CNPJ diretamente da sua aplicação. Basta chamar a API utilizando a URL padrão da API contratada. Confira o exemplo:
https://api.netrin.com.br/v1/consulta-composta = URL de chamada da API Netrin
token = código de acesso pra consultar a API contratada. (Usaremos 0000 para o exemplo)
cnpj = parâmetro principal (CNPJ: 13384727000161)
receita-federal-cnpj = Serviço solicitado parametrizado na API Netrin.
Veja a resposta da URL:
https://api.netrin.com.br/v1/consulta-composta?cnpj=13384727000161&token=0000&s=receita-federal-cnpj
No caso da API Netrin, veja os dados padrão de retorno:
{
“cnpj”: “13384727000161”,
“receitaFederal”: {
“razaoSocial”: “NETRIN CONSULTORIA E SERVICOS EM TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA.”,
“nomeFantasia”: “********”,
“naturezaJuridica”: “206-2 – Sociedade Empresária Limitada”,
“logradouro”: “AV THEODOMIRO PORTO DA FONSECA”,
“numero”: “3101”,
“complemento”: “EDIF 08 SALA E”,
“bairro”: “DUQUE DE CAXIAS”,
“municipio”: “SAO LEOPOLDO”,
“cep”: “93.020-080”,
“uf”: “RS”,
“email”: “[email protected]“,
“telefone”: “(51) 2101-1371/ (51) 2101-1300”,
“efr”: “*****”,
“situacaoCadastral”: “ATIVA”,
“dataSituacaocadastral”: “17/03/2011”,
“dataInicioAtividade”: “17/03/2011”,
“atividadeEconomica”: “62.02-3-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis”,
“atividadesEconomicasSecundarias”: [
“62.03-1-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis”,
“62.01-5-01 – Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda”,
“62.04-0-00 – Consultoria em tecnologia da informação”,
“62.09-1-00 – Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação”
],
“tipoCNPJ”: “MATRIZ”,
“situacaoEspecial”: “********”,
“dataSituacaoEspecial”: “********”,
“motivoSituacao”: “”,
“porte”: “DEMAIS”,
“capitalSocial”: “R$447.755,00 (Quatrocentos e quarenta e sete mil e setecentos e cinquenta e cinco reais)”,
“urlComprovante”: “https://…”
}
}
Torne o seu negócio mais rápido, inteligente e livre de riscos de fraudes.
Utilizando Big Data, as APIs Netrin coletam informações em mais de 370 fontes e pode retornar em um único endpoint os dados que você precisa na sua estratégia de prevenção a riscos.