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Home » Conteúdo » Consultas de CNPJ e QSA: automatize via API

28 de setembro

APIs

Consultas de CNPJ e QSA: automatize via API

Foto interna

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O que é a consulta de CNPJ com QSA?
  • Automatize a consulta ao QSA com as APIs da Netrin
  • Como funcionam as APIs de consulta da Netrin e como contratá-las?
    • 1. Conheça a documentação das API e visualize uma demonstração
    • 2. Defina com o time uma franquia de consumo de dados
    • 3. Obtenha uma validação técnica e uma proposta oficial
    • 4. Realize a assinatura do contrato e a implementação
    • 5. Comece a consultar!

O que é a consulta de CNPJ com QSA?

O Quadro de Sócios e Administradores (QSA) contém informações relevantes sobre cada sócio da empresa, sendo um ativo importante para o seu negócio no momento de tomar importantes decisões em novas parcerias. O QSA, se unificado à api de consulta de CNPJ, garante uma visão segura do parceiro de negócio e seus sócios.

O preenchimento destas informações é uma obrigação acessória de todo CNPJ cuja natureza jurídica faça parte da lista informada pela Receita Federal. A emissão do comprovante é feita após a emissão do comprovante de situação cadastral do CNPJ.

Automatize a consulta ao QSA com as APIs da Netrin

A partir de agora, sua empresa pode consultar tudo sobre o quadro societário e qualificação dos sócios de uma empresa antes de prosseguir com uma negociação. Saber estas informações de forma rápida e precisa, além de eliminar tarefas manuais, favorece diversas áreas de negócio. Por exemplo, no jurídico, é possível preencher um contrato rapidamente e ainda anexar o extrato da consulta ao QSA. Além disto, se você já possui a nossa API de consulta ao CNPJ, é mais fácil ainda incorporar a consulta em seu sistema e obter os dados em uma única automação.

Confira os parâmetros retornados:

  • capitalSocial
  • nome
  • qualificacao

Como funcionam as APIs de consulta da Netrin e como contratá-las?

As APIs de consulta da Netrin automatizam tarefas manuais de forma fácil por meio da tecnologia de web scraping, conforme explicamos neste artigo. As APIs são integráveis em qualquer sistema que apoie a gestão de clientes e fornecedores, seja um ERP, CRM, sistema de emissão de NFe, entre outros sistemas que lidam com informações de cadastro. A contratação de uma API depende de várias áreas, entre as áreas que irão utilizar no dia a dia (áreas de negócio e operacionais, como Comercial, Compras, Faturamento, Cadastro, etc), as áreas que irão aprovar e decidir pela contratação da API (executivas / gerenciais) até as que facilitarão a entrada da API (normalmente as áreas de TI, CSC, integrações ou RPA).

Listamos quatro passos que explicam de forma resumida como funciona a contratação das APIs de consulta da Netrin, mas as etapas podem variar conforme o caso. Veja:

1. Conheça a documentação das API e visualize uma demonstração

Nesta etapa, nossa equipe comercial conecta você ao time de engenheiros da Netrin, para que você conheça como as APIs da Netrin funcionam. Assim, fica mais fácil de você visualizar a interface, como e quais os dados que retornam dentro do seu sistema. Além disso, você consegue aprovar internamente a contratação desta tecnologia e, assim, tornar o seu sistema ainda mais inteligente.

2. Defina com o time uma franquia de consumo de dados

Junto com o nosso time comercial e de sucesso do cliente, é calculada a franquia mais adequada para o seu negócio. Aqui, você seleciona as fontes de consulta, os tipos de consulta e nosso time informa uma média de consultas executadas dentro de um período específico.

3. Obtenha uma validação técnica e uma proposta oficial

Nesta etapa, é importante que você já tenha aprovado internamente a contratação da API, para que possamos prosseguir com a validação técnica e o funcionamento – na fase de testes, erros podem ocorrer, mas nossas equipes técnicas e de sucesso do cliente estará acompanhando todo o processo, desde a demonstração até a validação

4. Realize a assinatura do contrato e a implementação

Nesta fase, você e os times envolvidos na contratação participam da leitura e assinatura digital do nosso contrato para utilização das nossas APIs.

5. Comece a consultar!

A área de sucesso do cliente estará ao seu lado para ajudar com todas as suas dúvidas, solicitações e sugestões de melhoria. Além disso, caso você queira acrescentar mais uma fonte de consulta à sua API, basta fazer contato com a área!

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

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