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Home » Conteúdo » Dados fiscais: quais são as mudanças mais frequentes?

28 de setembro

Compliance

Dados fiscais: quais são as mudanças mais frequentes?

Foto interna

Todos os dias, empresas abrem e fecham e passam por mudanças constantes em seus dados fiscais. No entanto, com o avanço da tecnologia, cenários de incerteza e, também, a facilidade para realizar alterações cadastrais ou do estabelecimento da empresa perante os órgãos federais, estaduais e municipais, os contribuintes têm aumentado a frequência das mudanças.

No Brasil, o ambiente está propício para novos negócios e na mesma velocidade que se abre um negócio se fecha outro. Só em 2021, foi registrada a abertura de mais de 4 milhões de novas empresas e o fechamento de 1,410 milhões, segundo artigo publicado na Agência Brasil. Este número representa um aumento de 19,7% de novas empresas em relação a 2020. Atualmente, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, existem mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil.  Deste número, cerca de 13 milhões são microempreendedores individuais.

Neste artigo, você irá entender quais são as alterações fiscais mais frequentes nas empresas e como isso pode afetar o seu dia a dia.

Você vai ver nesse conteúdo:

  • Quais são as principais mudanças em dados fiscais e a frequência destas alterações?
  • Mantenha o cadastro de clientes e fornecedores atualizado

Quais são as principais mudanças em dados fiscais e a frequência destas alterações?

As principais alterações fiscais que uma empresa realiza no dia a dia são:

  • Alteração do quadro societário
  • Alteração de endereço
  • Alteração de objeto social
  • Abertura de novas filiais
  • Fusão/cisão/incorporação

Estes dados podem ser alterados a cada 24 horas, principalmente pequenos negócios, que tem uma taxa alta de mortalidade. Por isto, é relevante conferir estas informações constantemente, para prevenir riscos fiscais diversos. Cada alteração afeta os dados cadastrais da empresa e requer uma atualização perante aos órgãos competentes, no entanto, nem sempre os fornecedores são alertados de tais mudanças.

Mantenha o cadastro de clientes e fornecedores atualizado

Sendo assim, é importante que sua empresa se antecipe e mantenha o cadastro de fornecedores e clientes sempre atualizados, consultando em sistema, de forma automatizada, o CNPJ do destinatário das suas notas fiscais. Isso evita que no momento do faturamento, o contribuinte se depare com notas fiscais rejeitadas ou denegadas, apurações indevidas de ICMS entre outros riscos, seja por dados cadastrais incorretos, inconsistências, IE não habilitadas, pendências fiscais, dentre outros.

É evidente, que, se considerarmos a volumetria de uma grande empresa, não é possível realizar este trabalho de forma manual, por isso, se faz necessário o uso de tecnologias capazes de integrar as informações e consultar de forma automática e em massa o CNPJ dos destinatários.

Conheça mais as tecnologias de automação de consulta para compliance fiscal.

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