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Home » Conteúdo » Consulta ao Transportador: riscos e documentos obrigatórios

18 de maio

Prevenção de Riscos e Antifraude

Consulta ao Transportador: riscos e documentos obrigatórios

Foto interna

Toda empresa que atua com cargas, seja e-commerce, indústria ou varejo, lida com transportadoras e cada carga pode ser um risco se não estiver em compliance com as obrigações do governo.

A área de transportes possui diversas legislações, no entanto, quando a operação é utiliza o transporte rodoviário de cargas, a fiscalização se intensifica e aumenta a quantidade de órgãos públicos envolvidos.

Vale ressaltar que o transporte rodoviário de cargas representa 61% das demandas de transporte no país, segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros.

Outras modalidades de transporte, como aéreo, ferroviário e aquaviário, por exemplo, também contam com órgãos e agências com regulações específicas.

Entre as documentações necessárias para uma transportadora circular nas rodovias brasileiras, estão o RNTRC (Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas), o CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico), a NF-e (Nota fiscal eletrônica) e o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte).

Você vai ver nesse conteúdo:

  • Processo logístico e a legislação: órgãos públicos envolvidos no TRC
    • Órgãos públicos reguladores no transporte rodoviário de cargas
  • Documentos obrigatórios no transporte de cargas
    • Documentos eletrônicos obrigatórios para o transporte rodoviário de cargas
    • Documentos impressos obrigatórios para o transporte rodoviário de cargas
    • Onde se aplicam os documentos fiscais nas operações com mercadorias?
  • Quais são os itens verificados pela fiscalização e que são passíveis da retenção de cargas?
    • Principais motivos para retenção de cargas pela SEFAZ e outras penalidades
    • Quais são os fatores de risco que levam a suspensão do registro pela ANTT?
  • Quais são os riscos fiscais no transporte de cargas?
  • Como evitar riscos em toda a cadeia logística utilizando tecnologia?
  • Utilize a tecnologia da Netrin como sua aliada

Processo logístico e a legislação: órgãos públicos envolvidos no TRC

No setor de transporte e logística, existem diversos conceitos, atores e etapas. Cada um dos atores possui uma legislação, processos e elementos específicos. Cada etapa a administração da carga até a entrega, existem etapas e processos específicos que garantem a segurança na entrega da mercadoria:

ilustração com Fluxo logístico das transportadoras
Conceito de fluxo logístico

Vale ressaltar o conceito básico do transporte, que sempre envolverá:

  • Remetente: a pessoa física ou jurídica que está enviando a mercadoria;
  • Expedidor: é responsável por despachar a mercadoria, entregando a carga à transportadora;
  • Tomador de Frete: responsável pelo pagamento do serviço de transporte (CIF ou FOB);
  • Emitente: é responsável pela gestão do transporte e a execução do serviço;
  • Destinatário: a pessoa, física ou jurídica, que receberá a mercadoria.

Os dados cadastrais de cada um destes atores acima, que em geral são pessoas jurídicas (CNPJ), são necessários para preencher os documentos obrigatórios e necessitam estar devidamente atualizados sob pena de multa. Estas informações são fiscalizadas por diversos órgãos públicos, para garantir que o transporte ocorra dentro da legislação.

Órgãos públicos reguladores no transporte rodoviário de cargas

Para cada pessoa envolvida, uma série de legislações e órgãos fiscalizam e regulam suas operações. Confira os principais órgãos públicos que fiscalizam os processos:

Autarquias federais

  • DNIT: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
  • ANTT: Agência Nacional de Transporte Terrestre
  • PRF: Polícia Rodoviária Federal
  • SEFAZ: Secretaria de Estado da Fazenda
  • DENATRAN: Departamento Nacional de Trânsito

Autarquias estaduais e municipais

  • DETRAN: Departamento Estadual de Trânsito
  • SESP: Secretaria Estadual de Segurança Pública
  • DER: Departamento de Estradas e Rodagem
  • JARI: Junta Administrativa de Recursos de Infrações
  • Prefeituras locais

Principais leis que regulam o transporte rodoviário de cargas

  • Lei 11.442/2007 – Lei do transporte rodoviário
  • Lei 12.619/2012 – Lei do Descanso
  • Lei 13.103/2015 – Lei do Motorista

Documentos obrigatórios no transporte de cargas

Existem diversos documentos, impressos e eletrônicos, envolvidos no transporte rodoviário de cargas. Antes de solicitar uma cotação de frete, é imprescindível conferir se o transportador está com suas documentações regularizadas e em dia (Consulte a ANTT do veículo), mesmo que seja uma transportadora já cadastrada.

Listamos os principais documentos abaixo:

Documentos eletrônicos obrigatórios para o transporte rodoviário de cargas

  • NF-e: Nota fiscal eletrônica
  • CT-e: Conhecimento de transporte eletrônico (antigo CTRC)
  • MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
  • PEF: Pagamento Eletrônico de Frete
  • CIOT: Código Identificador de Operação de Transporte
  • Certificado digital

Documentos impressos obrigatórios para o transporte rodoviário de cargas

  • DANFE: Documento auxiliar da NF-e
  • DACTE: Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • DAMDFE: Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
  • CRLV Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo
  • CNH: Carteira Nacional de Habilitação
  • RNTRC: Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga
  • RCTR-C: Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas

Onde se aplicam os documentos fiscais nas operações com mercadorias?

Abaixo ilustramos a aplicação dos documentos nas operações com mercadorias:

ilustração sobre como se aplicam os documentos fiscais nas operações com mercadorias
Fonte: SEFAZ

Quais são os itens verificados pela fiscalização e que são passíveis da retenção de cargas?

Existem muitas incidências, tanto regulatórias quanto fiscais, que podem impedir o transportador e a sua frota de circular no território brasileiro. Sendo assim, existem pelo menos 6 itens verificados no momento da fiscalização pela Receita Federal. Confira:

  1. Peso, valor, quantidade (estes devem estar de acordo com os produtos descritos em nota);
  2. Endereço e remetente (ambos devem estar especificados nas embalagens e na documentação)
  3. Origem dos produtos (saber exatamente qual a procedência das mercadorias, impedindo problemas junto a fiscalização);
  4. Qualidade das embalagens (os produtos devem estar embalados e bem protegidos);
  5. Se a transportadora está permitida em transportar determinada mercadoria;
  6. Se os produtos acompanham os documentos exigidos pelas leis.

Principais motivos para retenção de cargas pela SEFAZ e outras penalidades

Na estrada, existem diversas ocorrências que geram penalidades ao transportador e são passíveis de retenção de cargas. Tais como:

  • Excesso de peso;
  • Falta de CIOT;
  • Falta de documentação para transporte;
  • Evasão da balança;
  • Excesso de passageiros;
  • Excesso de velocidade;
  • Ultrapassagem proibida;
  • Uso de celular;
  • Estacionamento em locais proibidos;
  • Falta de uso do cinto de segurança.

Por isto, é importante validar se o transportador possui processos efetivos no gerenciamento de risco, para o transporte da mercadoria ocorrer de forma segura e dentro do prazo esperado.

Quais são os fatores de risco que levam a suspensão do registro pela ANTT?

  • Deixar de atualizar informações cadastrais (R$ 550 e suspensão do registro);
  • Evadir, obstruir ou, de qualquer forma, dificultar a fiscalização independente se o  transportador estiver inscrito ou não no RNTRC. (R$ 5.000);
  • Contratar o transporte rodoviário de cargas de transportador sem inscrição no RNTRC ou com a inscrição vencida (R$ 1.500);
  • Embarcador ou Destinatário deixar de emitir documento comprobatório do horário de chegada e saída do transportador nas dependências da origem ou do destino da carga, ou apresentar informação em desacordo. (5% do valor da carga);

Confira a lista das penalidades na ANTT (RNTRC)

Quais são os riscos fiscais no transporte de cargas?

Existem diversas penalidades de cunho fiscal no transporte de cargas. Uma das penalidades mais aplicadas é a denegação de CT-e que, assim como a NF-e, é quando a SEFAZ desautoriza o documento por alguma inconsistência.

Aproveite e leia o nosso artigo sobre A falsa segurança trazida pela Nota Fiscal Eletrônica

A desautorização pode ocasionar a retenção da carga e atrapalhar todo o fluxo logístico. Além desta, existem outras, como a penalidade da ANTT. Outros riscos fiscais são:

  • NF-e emitida com crédito indevido;
  • Aplicação incorreta do CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações);
  • NF-e emitida sem a aplicação de devido crédito;
  • Uso indevido de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) nos itens;
  • Cálculo equivocado da alíquota do ICMS;
  • Aplicação de CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) errada;
  • Erro na tributação de PIS e COFINS;
  • Cadastro de itens com parâmetros de tributação errados;
  • Produto com GTIN (antigo EAN – identificador de código de barras) inválido

Fonte: truckpad.com.br

Como evitar riscos em toda a cadeia logística utilizando tecnologia?

Como visto, muitos são os riscos e penalidades envolvendo o transporte rodoviário de cargas. Em toda a gestão de frotas e transportadoras, conferir dados antecipadamente pode evitar riscos de fraude, retenção de cargas e a relação com fornecedores com inconsistência cadastral ou irregularidade fiscal.

Opte pela automação do processo de consulta e elimine esta preocupação beneficiando diversos setores, como o setor de Suprimentos, Facilities, Logística, Fiscal, Cadastro e Compliance.

É possível configurar alertas em caso de inconsistência dependendo do sistema as consultas que podem ser automatizadas no processo logístico.

Veja como realizar consultas de transportadoras via API e saiba quais fontes são necessárias para realizar esse procedimento com facilidade, segurança e automação.

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