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Home » Conteúdo » Sistema ERP: o que é, como funciona e quais as integrações mais comuns

10 de maio

Gestão e Segurança

Sistema ERP: o que é, como funciona e quais as integrações mais comuns

Foto interna

Conheça os meios comuns de oferecer novas funcionalidades para os sistemas de gestão e quais funcionalidades são as mais buscadas

O que você lerá neste artigo:

  • O que é um sistema ERP?
  • Como funciona um sistema ERP?
  • Porque as empresas estão investindo em ERPs?
  • Como tornar o meu ERP mais inteligente?
  • Novas funcionalidades associadas aos ERPs
  • Qual o futuro dos ERPs?

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O que é um sistema ERP?
  • Como funciona um sistema ERP?
  • Por que as empresas estão investindo em ERPs?
  • Garanta cadastros precisos e atualizados com automação de consultas a fontes públicas e privadas.
  • Como tornar o sistema ERP mais inteligente?
    • Investir em APIs ou construa sua própria ferramenta
    • Ferramentas de ETL
    • Crie uma estratégia de governança de dados
  • Novas funcionalidades associadas aos ERPs
    • CRM integrado para Gestão de Relacionamento com o Cliente
    • Dashboards e acompanhamento de indicadores (KPI’s)
    • API de consultas automatizadas a CNPJ e CPF em fontes públicas
    • API de meio de pagamento
  • Qual o futuro dos sistemas ERPs?
  • A automação ideal para o seu negócio.

O que é um sistema ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou Sistema de Gestão Integrado. Trata-se de software que permite o gerenciamento de todas as áreas da empresa (vendas, finanças, RH e outras) de forma integrada e em uma única plataforma, otimizando processos internos.

Como funciona um sistema ERP?

O sistema ERP funciona como um banco de dados empresarial, ou seja, tem como objetivo organizar todo e qualquer volume de informação gerada pela empresa. Ele é capaz de auxiliar todos os departamentos de forma integrada com funcionalidades que auxiliam em diferentes frentes de rotinas diárias, como por exemplo controle financeiro, suprimentos, colaboradores e outros.

Por que as empresas estão investindo em ERPs?

Mais da metade das empresas brasileiras (56%) que investiram em sistemas ERPs, buscam melhorar a gestão da organização, de acordo com pesquisa “Panorama do  Mercado ERP 2020”. As outras principais respostas foram: atualização tecnológica (15%), adequação fiscal/tributária (9,5%) e redução de custos (4,7%).

VER PESQUISA COMPLETA

Embora o ERP esteja no centro estratégico de uma companhia, ele pode ser otimizado para as demandas personalizadas de cada negócio, como por exemplo a adoção de tecnologia mobile, automatização de serviços financeiros, investimento em tecnologia das coisas (IOT) e chatbots para a interfaces conversacionais com consumidores.

Garanta cadastros precisos e atualizados com automação de consultas a fontes públicas e privadas.

Acelere em até 10x o cadastro de clientes e fornecedores com uma automação segura. Garanta a Inteligência em Negócios da sua empresa.

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Como tornar o sistema ERP mais inteligente?

Em geral, os ERPs podem ganhar novas funções ao serem conectados com outras plataformas ou sistemas. Há diversos meios para que essa relação entre sistemas ocorra. Veja de forma simplificada como isso pode ser feito.

Investir em APIs ou construa sua própria ferramenta

API é um dos termos mais falados no momento, por ser uma tecnologia que tornou mais simples a troca de dados entre diferentes sistemas em tempo real, dando novas opções de inteligência para as companhias. Alguns ERPs contam com utilidades nativas, quando a incorporação dos softwares é feita por um mesmo fornecedor, como abordamos no artigo sobre API ou integração nativa no SAP.

Não é novidade que as APIs chegaram para ficar. Pesquisa do Instituto Gartner indica que o uso de APIs têm sido um dos métodos mais frequentes e rápidos de otimização de sistemas e, até 2025, 90% das empresas estarão utilizando ferramentas de automação em seus sistemas (RPA).

Ferramentas de ETL

Quando não há nenhuma forma de fazer com que duas plataformas interajam entre si de forma direta, uma das saídas é construir uma ferramenta que otimize essa integração.

O método ETL (extract, transform, load), ou em português Extrair, Transformar e Carregar, é muito utilizado na estratégia de dados, sendo semelhante ao método das APIs, mas, desta vez, se baseia no banco de dados da companhia, que armazena as informações. Além da troca de dados eletrônica que é nada menos do que uma exportação de informações de um sistema que será lido por outro.

Crie uma estratégia de governança de dados

Se sua empresa não possui uma estratégia de governança corporativa ou gerenciamento de dados mestre, será difícil avançar no próximo nível das novas tecnologias, como Big Data, Machine learning, entre outras tendência

A governança de dados faz parte de um dos pilares do ESG (Environment, Social & Governance), novo conceito que reúne das melhores práticas que vêm sendo difundidas por diversas gigantes de tecnologia, como a SAP.

Além disto, quando os processos e a utilização de dados pelas áreas estão bem mapeados e documentados, estabelece-se uma governança muito mais facilmente. Desenvolva a estratégia de governança com o mapeamento dos processos e, principalmente, as etapas do ciclo de vida do cliente ou fornecedor em que os dados estarão sendo utilizados dentro da sua empresa.

Com uma boa governança de dados, quebram-se as barreiras entre os profissionais de cadastro, TI e as demais áreas de negócio e, ainda, alavancar melhores resultados. Pesquisa do Instituto Gartner levantou que o uso correto de dados e a gestão de dados mestres aumenta em até 50% a lucratividade.

Novas funcionalidades associadas aos ERPs

As APIs servem para integrar o ERP a plataformas com outros propósitos, agregando valor à ferramenta na gestão do negócio. Mas quais são as funcionalidades mais buscadas pelas companhias? Confira abaixo os principais interesses das empresas:

CRM integrado para Gestão de Relacionamento com o Cliente

CRM é a sigla para Customer Relationship Managemen. Consiste em um sistema voltado à Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em suma, ele controla todos os pontos de contato de consumidores com a marca (e-mail, redes sociais, ouvidoria, entre outros). Eles podem ser automatizados e visam garantir uma boa experiência do cliente com a empresa.

Dashboards e acompanhamento de indicadores (KPI’s)

Os dashboards ou paineis, costumam ser usados pelos gestores para otimizar a tomada de decisões em diversos aspectos. Com base nos dados que circulam na empresa, é possível mapear indicadores, como produtividade da equipe, desempenho de vendas, desempenho do atendimento ao cliente, entre outros.

Esta funcionalidade dentro dos softwares simplifica as comparações de dados e, desta forma, permite o planejamento estratégico baseado em dados, promovendo uma cultura orientada a dados (data-driven culture).

API de consultas automatizadas a CNPJ e CPF em fontes públicas

Consultar dados de CNPJ ou CPF de fornecedores e clientes é a forma mais rápida, eficaz e inteligente de garantir a segurança e a agilidade nas transações, prevenindo fraudes de identidade, eventuais multas por irregularidade fiscal ou passivos fiscais desde o cadastro do cliente até a expedição.

API de meio de pagamento

Muitas companhias contam com diferentes formas de pagamentos, especialmente as do mercado B2C, como o PIX, cartões de crédito ou débito, boletos, entre outras. Ter uma API de meio de pagamento integrada ao ERP, pode otimizar o fluxo de pagamentos do setor financeiro e a experiência para o cliente final, como o envio automático de boletos, o alerta de vencimento para o cliente, entre outras funcionalidades.

Qual o futuro dos sistemas ERPs?

Cada vez mais, espera-se que as soluções ligadas aos sistemas ERPs sejam mais personalizáveis, de acordo com a demanda das companhias. Em linha com a transformação digital acelerada pela pandemia, uma das tendências está o uso de estruturas em nuvem, que reduzem a necessidade de investimentos internos em Tecnologia da Informação. Dessa forma, atualizações dessas plataformas serão, simultaneamente, mais simples e frequentes.

Além disso, outras novidades devem ser integradas para garantir a segurança das informações e dos dados, como o blockchain, que promete ser um caminho sem volta. Da mesma forma, a inteligência artificial está sendo usada em ferramentas de BI para incrementar a capacidade de previsão de dados, assim como a adoção do conceito de Robotic Process Automation (RPA).

A automação ideal para o seu negócio.

Com as ferramentas Netrin, desde o onboarding, até antes da expedição, seu negócio evita diversos riscos fiscais, logísticos e de fraudes, além de garantir produtividade, compliance de dados e uma base cadastral sempre atualizada.

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