Netrin

  • Casos de uso
    • Validação de Identidade para Bets
      Validação de CPF para iGaming & Gambling com comprovantes da Receita Federal.
    • Validação Dados Bancários
      Mitigue erros de pagamento com a solução de validação da dados bancários.
    • Saneamento de Dados
      Livre-se de cadastros errados. Programe uma limpeza de dados em seu sistema e receba um relatório completo das divergências encontradas.
    • Prevenção a riscos e fraudes
      Automatize seu processo de compliance e elimine riscos de passivos fiscais e de fraudes.
    • Automação de Onboarding PJ
      Otimize suas operações de cadastro de clientes e fornecedores com automação e agilize a entrada de parceiros.
    • Enriquecimento de Dados
      Transforme seu banco de dados em uma máquina de inteligência de negócios para sua empresa.
    • Background Check
      Checagem de antecedentes que automatiza a busca por informações relevantes sobre pessoas ou empresas antes de prosseguir com uma negociação.
    • KYC em PLD / FT
      Implemente controles com informações precisas para seu processo de PLD/FT de acordo com normas do BACEN.
  • Soluções
    • Plataforma Safe Partner
      A suite de ferramentas perfeita para automação de dados e saneamento cadastral.
    • SAP Compliance
      Conte com uma integração nativa, desenvolvida para ambientes SAP S/4Hana e ECC.
    • SAP Ariba Automation
      A integração para SAP Ariba SLP que automatiza a gestão de fornecedores, ganhando eficiência e garantido a integridade.
    • ID Validation
      Solução de validação de identidade digital white label para quem busca tecnologia antifraude e compliance regulatório com baixa fricção
  • API de Dados
  • Conteúdo
    • Podcast DATAlks by Netrin
    • Blog
    • Materiais
  • Suporte
  • Fale com Especialista
Busca
Categorias
  • Blog
  • Prevenção de Riscos e Antifraude
  • APIs
  • Background Check
  • Compliance
  • Dicas e Notícias
  • iGaming e Gambling
  • Gestão e Segurança

Home » Conteúdo » O que é a Nota Fiscal denegada e como resolver?

16 de setembro

Compliance

O que é a Nota Fiscal denegada e como resolver?

Foto interna

É muito comum o contribuinte se deparar com uma nota fiscal denegada em sua rotina. Isso acontece quando a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) identifica alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou do destinatário da nota fiscal.

Assim como outras questões fiscais, esse tema é origem de diversas dúvidas para a empresa contribuinte: por que a nota fiscal foi denegada? Como corrigir uma nota denegada? Por isso, este artigo irá mostrar os principais detalhes sobre a denegação de notas fiscais.

O que você verá neste artigo:

  1. O que significa o status nota fiscal denegada?
  2. Por que uma nota fiscal é denegada?
  3. Principais irregularidades que causam a denegação de uma nota fiscal
  4. Quais os riscos da denegação de nota fiscal?
  5. Qual a diferença entre nota rejeitada e nota denegada?
  6. O que fazer quando uma nota fiscal é denegada?
  7. Como prevenir uma denegação de nota fiscal?

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O que significa o status “Denegado“
  • Por que uma nota fiscal é denegada?
    • Principais irregularidades que causam a denegação de uma nota fiscal
  • Qual a diferença entre nota rejeitada e nota denegada?
  • O que fazer quando uma nota fiscal é denegada?
  • Como prevenir uma denegação de nota fiscal?
    • Confira se a Inscrição Estadual do destinatário está regularizada
    • Atualize periodicamente sua base de cadastros

O que significa o status “Denegado“

A nota fiscal com status de denegada significa que foi registrada no sistema da SEFAZ, mas não tem valor fiscal. Ou seja, durante o processo de validação, o órgão identificou alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou do destinatário e barrou a validação da nota. Com isso, a NF não pode ser corrigida ou cancelada e o seu número é inutilizado.

A Nota fiscal, após ser denegada, permanece inválida e não pode ser faturada, mas precisa ser guardada pelo prazo de cinco anos, como previsto na legislação.

Por que uma nota fiscal é denegada?

Normalmente, as notas fiscais são denegadas em razão de pendências fiscais de uma das empresas perante a SEFAZ, seja por uma inscrição estadual suspensa, cancelada, em processo de baixa ou até mesmo baixada.

É importante consultar a SEFAZ do estado, tanto de quem vai receber (destinatário), quanto de quem vai emitir a nota (emitente), pois os fiscos de cada Estado têm autoridade para determinar suas próprias regras.

Leia também: como automatizar processos de análise fiscal

Principais irregularidades que causam a denegação de uma nota fiscal

Porém, algumas irregularidades são consideradas comuns entre os estados, para as duas partes envolvidas na transação, como por exemplo:

  • Inscrição Estadual suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixa;
  • Cadastro desatualizado na SEFAZ;
  • Inadimplência dos impostos;
  • Falta de autorização para prestar serviço na Unidade Federativa (UF).

A notificação na hora de transmissão da nota fiscal indica se o problema está no emitente ou no destinatário, assim como qual foi a situação impeditiva.

Quais os principais riscos de denegação de nota fiscal?

Qual a diferença entre nota rejeitada e nota denegada?

Diferentem da nota fiscal denegada, nos casos em que as notas são rejeitadas, elas podem ser corrigidas e reenviadas com a mesma numeração. Ou seja, é como se as notas não tivessem sido transmitidas anteriormente.

Uma Nota Fiscal pode ser rejeitada por diversos motivos. Veja alguns exemplos:

  • Erros em cálculos de contribuição;
  • Informações incorretas na NF-e;
  • Assinatura digital inválida;
  • Erros de duplicidade de informação

Entre muitos outros motivos. Além disso, pode acontecer de a nota fiscal sofrer rejeição porque o número da nota fiscal corresponde ao de uma nota fiscal que já foi denegada. Ou seja, o emissor da nota fiscal rejeitada utilizou o mesmo número. Nesse caso, é necessário apenas corrigir a numeração.

O que fazer quando uma nota fiscal é denegada?

Não é possível corrigir uma nota fiscal denegada. Por mais que o contribuinte tente emitir outro documento fiscal, com outra numeração, o problema persistirá enquanto não for sanada a irregularidade.

Para regularizar o problema, é necessário entrar em contato com o SEFAZ do estado, identificar o motivo da denegação e corrigir a irregularidade apresentada. Apenas após a resolução será possível voltar a emitir a nota fiscal – com outra numeração.
Consulte aqui a lista da SEFAZ de alguns estados:

  • Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Atendimento Virtual SEFAZ SP: Atendimento SEFAZ (fazenda.sp.gov.br)
Documentação necessária: Denegação de NF-e (fazenda.sp.gov.br)
Lista de Postos Fiscais: Secretaria da Fazenda – Governo do Estado de São Paulo

  • Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul

Plantão Fiscal Virtual – Fale Conosco

  • Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais – SEF/MG – SEF/MG

  • Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro

Atendimento virtual – ICMS

Instruções sobre denegação de NF-e no Governo do Estado do RJ

  • Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná

Canais de Atendimento | Secretaria da Fazenda

Como prevenir uma denegação de nota fiscal?

Para evitar que uma nota seja denegada, o contribuinte deve tomar dois importantes cuidados com sua base cadastral de parceiros de negócio, seja de clientes ou fornecedores.

Confira se a Inscrição Estadual do destinatário está regularizada

Este passo é fundamental para evitar este transtorno. Para conferir, basta realizar a consulta por meio do site do SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC) não apenas no momento do cadastro, mas também antes da emissão da NF, reduzindo o risco de o fisco denegar a nota. No entanto, empresas com muitas notas fiscais para emitir podem pular esta etapa ou, ainda, enfrentar problemas diversos ou de retrabalho.

Se o destinatário estiver com o status “não habilitado” significa que precisa resolver pendências com o Fisco. Porém, se estiver com o status “habilitado”, significa que sua situação está regular.

Muitas empresas têm recorrido ao uso de tecnologias para fazer este trabalho, justamente pois a consulta manual dos cadastros acaba sendo inviável para o dia a dia do contribuinte.

Para tanto, existem tecnologias que automatizam esta consulta, como as APIs de consulta, que podem ser configuradas no ciclo de cadastro do fornecedor ou cliente até a emissão da nota fiscal. Entenda mais sobre o que é e como funciona uma API.

Atualize periodicamente sua base de cadastros

É de suma importância manter a sua base de cadastro atualizada. Além de ser uma prática que promove a governança de dados, programar a higienização da base de dados – pode evitar diversos riscos, como o de passivos fiscais, além de manter atualizada informações sobre pendências na Receita Federal e mudanças de endereço, por exemplo.

Saiba o que é o saneamento cadastral e como ele pode auxiliar sua empresa a evitar riscos de denegação de notas fiscais, entre outros.

Conteúdos recomendados:

  • Tecnologias que auxiliam no compliance fiscal de parceiros de negócio
  • Consultas necessárias para o onboarding de clientes
  • Como realizar consultas de transportadoras via API
  • Qual a diferença entre API e Webservice?
  • Consultas de CNPJ e QSA: automatize via API
  • Enriquecimento de Dados e LGPD: o que é permitido por lei?

Esse artigo foi útil?
[Total: 1Média: 5]

Conteúdos relacionados

Ver todos

Como Aplicar o Know Your Employee (KYE) na sua Instituição de Ensino

24 de fevereiro

Blog

Como Aplicar o Know Your Employee (KYE) na sua Instituição de Ensino

24 de fevereiro

Blog

Lei nº 14.811/2024: Como garantir a conformidade com a verificação de antecedentes criminais nas escolas

24 de fevereiro

Blog

Lei nº 14.811/2024: Como garantir a conformidade com a verificação de antecedentes criminais nas escolas

24 de fevereiro

Blog

Autenticação Biométrica no Onboarding de Usuários: como transformar produtividade e compliance em vantagem competitiva

01 de outubro

Compliance

Autenticação Biométrica no Onboarding de Usuários: como transformar produtividade e compliance em vantagem competitiva

01 de outubro

Compliance

Guia para alcançar o compliance com KYC

01 de agosto

Compliance

Guia para alcançar o compliance com KYC

01 de agosto

Compliance

8 sinais de que o seu setor fiscal está desatualizado e improdutivo

15 de fevereiro

Compliance

8 sinais de que o seu setor fiscal está desatualizado e improdutivo

15 de fevereiro

Compliance

Simples Nacional: conheça o regime tributário, vantagens e como se enquadrar

09 de janeiro

Compliance

Simples Nacional: conheça o regime tributário, vantagens e como se enquadrar

09 de janeiro

Compliance

MEI e Microempresa: principais mudanças do Simples Nacional para 2023

20 de dezembro

Compliance

MEI e Microempresa: principais mudanças do Simples Nacional para 2023

20 de dezembro

Compliance

Porque checar o CNPJ do parceiro antes da emissão da nota fiscal é importante?

08 de dezembro

Compliance

Porque checar o CNPJ do parceiro antes da emissão da nota fiscal é importante?

08 de dezembro

Compliance

Assine nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado e cada vez mais seguro

Netrin
Safe. And Fast
Empresa
  • Sobre
  • Código de Ética | Netrin
  • Carreiras
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Cookies
Conteúdo
  • Blog
  • Podcast DATAlks by Netrin
Produtos
  • Saneamento de Dados
  • Prevenção a Riscos e Fraudes
  • Automação de Onboarding PJ
  • Enriquecimento de Dados
  • Background Check
  • KYC em PLDFT
Atendimento
  • Suporte
  • Contato
Netrin Award
© 2025 Netrin
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE Portal do Cliente