Netrin

  • Casos de uso
    • Validação de Identidade para Bets
      Validação de CPF para iGaming & Gambling com comprovantes da Receita Federal.
    • Validação Dados Bancários
      Mitigue erros de pagamento com a solução de validação da dados bancários.
    • Saneamento de Dados
      Livre-se de cadastros errados. Programe uma limpeza de dados em seu sistema e receba um relatório completo das divergências encontradas.
    • Prevenção a riscos e fraudes
      Automatize seu processo de compliance e elimine riscos de passivos fiscais e de fraudes.
    • Automação de Onboarding PJ
      Otimize suas operações de cadastro de clientes e fornecedores com automação e agilize a entrada de parceiros.
    • Enriquecimento de Dados
      Transforme seu banco de dados em uma máquina de inteligência de negócios para sua empresa.
    • Background Check
      Checagem de antecedentes que automatiza a busca por informações relevantes sobre pessoas ou empresas antes de prosseguir com uma negociação.
    • KYC em PLD / FT
      Implemente controles com informações precisas para seu processo de PLD/FT de acordo com normas do BACEN.
  • Soluções
    • Plataforma Safe Partner
      A suite de ferramentas perfeita para automação de dados e saneamento cadastral.
    • SAP Compliance
      Conte com uma integração nativa, desenvolvida para ambientes SAP S/4Hana e ECC.
    • SAP Ariba Automation
      A integração para SAP Ariba SLP que automatiza a gestão de fornecedores, ganhando eficiência e garantido a integridade.
    • ID Validation
      Solução de validação de identidade digital white label para quem busca tecnologia antifraude e compliance regulatório com baixa fricção
  • API de Dados
  • Conteúdo
    • Podcast DATAlks by Netrin
    • Blog
    • Materiais
  • Suporte
  • Fale com Especialista
Busca
Categorias
  • Blog
  • Prevenção de Riscos e Antifraude
  • APIs
  • Background Check
  • Compliance
  • Dicas e Notícias
  • iGaming e Gambling
  • Gestão e Segurança

Home » Conteúdo » 5 vantagens de automatizar processos de análise fiscal e consulta no Sefaz

26 de julho

Compliance

5 vantagens de automatizar processos de análise fiscal e consulta no Sefaz

Foto interna

Parece impossível, mas é possível automatizar os processos de análise fiscal no país, mesmo com todos os detalhes das legislações federal, estadual e municipal

O que você vai ler neste artigo:

  • O desafio de automatizar processos fiscais
  • É possível automatizar a totalidade do processo de análise fiscal?
  • O que pode ser automatizado?
  • Quais são as vantagens de automatizar processos na área fiscal?

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O desafio de automatizar processos fiscais
  • É possível automatizar a totalidade do processo de análise fiscal?
  • O que pode ser automatizado?
  • Valide a identidade de pessoas físicas e jurídicas com o Background Check
  • Quais são as vantagens de automatizar processos na área fiscal?
    • 1. Compreensão do processo fiscal como um todo
    • 2. Mudança do foco dos recursos humanos
    • 3. Uso da tecnologia de forma apropriada
    • 4. Mais segurança
    • 5. Ganho de competitividade
  • Já conhece as soluções Netrin?

O desafio de automatizar processos fiscais

É possível automatizar todos processos de análise fiscal de uma empresa de forma integral?

Essa é a primeira pergunta que vem à cabeça quando se fala em automatizar esse setor, incluindo as consultas no Sefaz.

Essa questão está longe de estar descolada da realidade. De fato, ela faz total sentido em um sistema fiscal e tributário complexo, reconhecidamente um dos mais difíceis de se trabalhar do globo, com exigências distintas em níveis federal, estadual e municipal.

Devido às especificidades e ao temor de não seguir todos os regramentos, muitas empresas ainda realizam processos fiscais de forma manual. O trabalho humano, neste caso, está mais sujeito a erros, que podem gerar falhas de execução em toda a cadeia de análise fiscal.

Além disso, ao automatizar processos de análise fiscal, garante-se que a mão de obra possa confiar nas ferramentas digitais, focando-se em atividades estratégicas. Dessa forma, os recursos humanos se voltam a tarefas mais importantes e não repetitivas e, ao mesmo tempo, eliminam-se os gargalos desse processo.

É possível automatizar a totalidade do processo de análise fiscal?

Em algumas empresas, sim. A complexidade do sistema fiscal brasileiro exige certos cuidados e um know-how sobre peculiaridades. Entretanto, com a adoção de ferramentas digitais certeiras e uma gestão ativa, consegue-se retirar a força de trabalho humana de atividades repetitivas e que geram erros.

Não é novidade que uma automatização de tarefas visa reduzir erros, gerar economia e garantir maior produtividade da força de trabalho e da infraestrutura tecnológica, eliminando eventuais gargalos. Já as iniciativas de inteligência artificial (robôs, BOT’s, APIs, integrações entre sistemas, entre outros) são mais eficientes para conferência de dados, criação de tarefas, entre outros. As pessoas podem ser acionadas se algo fugir ao controle, garantindo o compliance e checagem de dados.

Assim como em outros momentos, existe a necessidade de desenvolver um olhar crítico interno. É preciso identificar quais são os erros e dificuldades que impedem que isso aconteça. Pode ser um impedimento relacionado a processos, à tecnologia, às pessoas, à cultura organizacional. Há necessidade de compreender este processo e modificá-lo para que a tecnologia se transforme em uma aliada.

Nesse cenário, em um mundo ideal, a automatização deve contemplar tudo como: coleta e análise de dados; armazenamento de arquivos; regras; controle de obrigações; consultas à Sefaz, entre outros.

O que pode ser automatizado?

Em suma: o que é rotineiro pode ser automatizado. Veja alguns exemplos:

  • Lançamento de notas fiscais de entrada e saída, customizando diferentes cenários na atuação de uma companhia;
  • Tributação de produtos/serviços;
  • Tratamento de exceções tributárias;
  • Apurações de impostos;
  • Geração de obrigações acessórias;
  • Consultas à situação fiscal de clientes e fornecedores.

Valide a identidade de pessoas físicas e jurídicas com o Background Check

Consulte mais de 370 fontes de consulta e mantenha a confiabilidade das informações de seus parceiros de negócios, garantindo o compliance em todo o ciclo de vida do cliente ou fornecedor.

VER BACKGROUND CHECK

Quais são as vantagens de automatizar processos na área fiscal?

1. Compreensão do processo fiscal como um todo

Iniciado a partir da escrituração de documentos recebidos e emitidos, que se somam a uma série de obrigações tributárias e cuidados, a automatização de processos de análise fiscal exige que se compreenda exatamente a situação da companhia.

Em muitos negócios, este trabalho é executado de forma automática, sem uma preocupação ou compreensão, o que coloca a empresa em risco em muitos casos.

2. Mudança do foco dos recursos humanos

Os contadores e profissionais que atuam nesta área têm uma mudança de perspectiva. São capazes de monitorar se os sistemas estão desempenhando o seu trabalho de forma eficiente ao mesmo tempo em que adquirem um papel analítico, tornando-se um tipo de consultor, mais focado em estratégias para as organizações.

3. Uso da tecnologia de forma apropriada

Mesmo que a complexidade do sistema fiscal brasileiro exija muitos cuidados no momento de seu planejamento e início da prática, já que as ferramentas precisam considerar inúmeras particularidades e parâmetros.

Quando se consegue executar todas as configurações necessárias nesse software, inclusive com as segmentações e cuidados específicos para cada setor e a integração com sistema ERP, ganha-se tempo e segurança, permitindo que a empresa atinja um novo patamar de produtividade na área.

4. Mais segurança

Com processos automatizados, sistemas adequadamente parametrizados, consultas à Sefaz e a outros sistemas e os recursos humanos recebendo alertas em caso de incongruências, reduz-se drasticamente o risco de multas ou outros problemas com o fisco, evitando prejuízos e dando tranquilidade aos gestores.

Veja também: O que é Compliance fiscal e a quais riscos sua empresa está exposta?

5. Ganho de competitividade

Como mencionado no tópico anterior, a segurança reverte em mais competitividade, já que é possível se focar em tarefas relacionadas à estratégia de negócio da companhia.

Já conhece as soluções Netrin?

Sua empresa pode usar automações em todo o ciclo de vida de clientes e fornecedores, do onboarding à expedição. Confira!

VER SOLUÇÕES
Esse artigo foi útil?
[Total: 0Média: 0]

Conteúdos relacionados

Ver todos

Como Aplicar o Know Your Employee (KYE) na sua Instituição de Ensino

24 de fevereiro

Gestão e Segurança

Como Aplicar o Know Your Employee (KYE) na sua Instituição de Ensino

24 de fevereiro

Gestão e Segurança

Lei nº 14.811/2024: Como garantir a conformidade com a verificação de antecedentes criminais nas escolas

24 de fevereiro

Compliance

Lei nº 14.811/2024: Como garantir a conformidade com a verificação de antecedentes criminais nas escolas

24 de fevereiro

Compliance

Autenticação Biométrica no Onboarding de Usuários: como transformar produtividade e compliance em vantagem competitiva

01 de outubro

Compliance

Autenticação Biométrica no Onboarding de Usuários: como transformar produtividade e compliance em vantagem competitiva

01 de outubro

Compliance

Guia para alcançar o compliance com KYC

01 de agosto

Compliance

Guia para alcançar o compliance com KYC

01 de agosto

Compliance

8 sinais de que o seu setor fiscal está desatualizado e improdutivo

15 de fevereiro

Compliance

8 sinais de que o seu setor fiscal está desatualizado e improdutivo

15 de fevereiro

Compliance

Simples Nacional: conheça o regime tributário, vantagens e como se enquadrar

09 de janeiro

Compliance

Simples Nacional: conheça o regime tributário, vantagens e como se enquadrar

09 de janeiro

Compliance

MEI e Microempresa: principais mudanças do Simples Nacional para 2023

20 de dezembro

Compliance

MEI e Microempresa: principais mudanças do Simples Nacional para 2023

20 de dezembro

Compliance

Porque checar o CNPJ do parceiro antes da emissão da nota fiscal é importante?

08 de dezembro

Compliance

Porque checar o CNPJ do parceiro antes da emissão da nota fiscal é importante?

08 de dezembro

Compliance

Assine nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado e cada vez mais seguro

Netrin
Safe. And Fast
Empresa
  • Sobre
  • Código de Ética | Netrin
  • Carreiras
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Cookies
Conteúdo
  • Blog
  • Podcast DATAlks by Netrin
Produtos
  • Saneamento de Dados
  • Prevenção a Riscos e Fraudes
  • Automação de Onboarding PJ
  • Enriquecimento de Dados
  • Background Check
  • KYC em PLDFT
Atendimento
  • Suporte
  • Contato
Netrin Award
© 2025 Netrin
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE Portal do Cliente