API de automação permite segurança e agilidade no processo de validação de conta bancária, reduzindo riscos com fraudes e erros operacionais
Sua empresa contrata um fornecedor, ele presta o serviço e você efetua o pagamento. Não tem como este processo tão simples gerar problemas, não é mesmo? Certamente, você sabe que a resposta é não. Apesar de parecer simples, trata-se de um procedimento cheio de etapas, burocracias e pontos que demandam muita atenção, principalmente quanto a validação dos dados bancários.
Em outro artigo, falamos sobre a importância da consulta de cadastro centralizado do contribuinte para evitar problemas de passivos fiscais e fraudes em etapas distintas do clico de negócio. Agora, é o momento de analisarmos outra etapa que demanda atenção das empresas: a fase de pagamento. Tudo o que envolve dinheiro requer cuidado, ainda mais quando o volume financeiro é bastante elevado.
No momento de homologação do fornecedor, a empresa precisa coletar as informações de pagamento e validar a conta bancária do cliente. Tudo para garantir segurança no processo, evitando que o pagamento seja feito para uma conta ou pessoa errada, estornado ou, em casos mais graves, feito para um golpista.
Coleta de dados bancários de fornecedores no processo de homologação
Como dito, o processo de validação de dados bancários dos fornecedores é extremamente importante para que os pagamentos sejam realizados corretamente, evitando falhas por falta de informação ou até mesmo pagando a pessoa errada. Portanto, é fundamental investir já na etapa de coleta de dados bancários de fornecedores.
Cada empresa possui um jeito de coletar os dados bancários dos seus fornecedores, mas, basicamente, os principais documentos solicitados são:
- Foto do cartão
- Print da tela do aplicativo do banco;
- Declaração de titularidade assinada pelo gerente do banco;
- Extrato bancário.
Com base nas informações bancárias, contidas nesses documentos, é realizada a fase de homologação do fornecedor. Aqui, é feita a conferência das informações para validar se as pessoas responsáveis são quem realmente afirmam ser e se o cliente está ativo e legalmente operante.
Entretanto, como assegurar que todos esses documentos não foram fraudados?
Conheça os principais riscos envolvendo validação de dados bancários de fornecedores
Infelizmente, por descuido ou má-fé por parte do fornecedor, a empresa contratante pode sofrer prejuízos com pagamento. Por exemplo, na hora de fazer o cadastro bancário, o fornecedor pode enviar os dados de uma conta pessoal ou, até mesmo, usar um outro CNPJ para a verificação, seja por descuido ou por estar com restrição fiscal.
Se a empresa não tiver um bom processo de validação de dados bancários, tentativas de fraude podem passar pela homologação. Isso também vale na hora de enviar comprovantes para o cadastro, sendo necessário o uso de tecnologia de validação para checar a veracidade do arquivo.
Por exemplo, imagine que a sua empresa solicita que o fornecedor envie a foto de um cheque ou extrato da empresa, contento o CNPJ, para comprovar os dados. Entretanto, a imagem recebida não contém todos os dados ou apresenta sinais de adulteração. Como proceder?
Tudo isso gera morosidade, excesso de processos manuais, refação, atrasos nos processos e desgastes na relação com o parceiro. Todavia, para realizar todo esse processo com segurança, agilidade e precisão, você pode contar com a API de validação de conta bancária da Netrin.
Validação de conta bancária com API de automação
Se tempo é dinheiro, e evitar riscos é uma necessidade constante, a API de validação de conta bancária é uma resposta para quem busca precisão e agilidade, mas sem deixar de lado a segurança das operações.
A API de validação de conta bancária da Netrin funciona em real time, ou seja, conta com dados sempre atualizados. Por meio dessa solução, a empresa consegue fazer a conferência dos dados bancários do fornecedor antes de efetuar o pagamento.
Dessa maneira, evita que a organização efetue um pagamento errado ou conta inexistente. Isso porque a API realiza a validação com base em diversos algoritmos, consultando informações como CPF e/ou CNPJ, para identificar se os dados bancários informados estão corretos.
Conheça a API Antifraude PIX da Netrin
Lançado em 2021, o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, rapidamente ganhou popularidade entre os brasileiros. Pela facilidade, se tornou um dos meios de pagamento mais usados pelas pessoas e empresas.
Todavia, essa facilidade abre brecha para golpistas atuarem. A API Antifraude PIX é uma ferramenta de segurança, desenvolvida pela Netrin para prevenir fraudes em transações financeiras realizadas via PIX.
Para aumentar a segurança das transações, a API oferece ao usuário a possibilidade de definir um valor para um microdepósito, que pode ser utilizado como uma forma de confirmação da conta. Essa solução permite verificar a autenticidade e validade de uma chave cadastrada no sistema PIX, assim como a autenticidade dos dados bancários.
A API Antifraude PIX da Netrin funciona verificando se a chave informada está em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil para o cadastramento das chaves PIX, incluindo composição, tamanho e tipo de chave.
Suas operações merecem mais segurança. Preencha seus dados e fale agora mesmo com um de nossos consultores!