Prática adotada no setor financeiro por bancos, fintechs e cooperativas pode trazer inúmeros benefícios para empresas de outros segmentos
O que você lerá neste artigo:
- O que é KYC (Know Your Customer)?
- Quais as vantagens de implantar o KYC automatizado?
- Para quem o KYC é indicado?
O que é KYC (Know Your Customer)?
Know Your Customer (KYC), em português “Conheça Seu Cliente”, consiste na criação de regras únicas especialmente no segmento financeiro e bancário, como fintechs e bancos, corretoras, empresas de crédito e pagamento, visando evitar riscos, manter o equilíbrio de mercado e prevenir problemas relacionados à corrupção e fraudes financeiras, como por exemplo a lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outras ameaças relacionadas.
Nesse contexto, o KYC faz com que todas as empresas sigam processos específicos para garantir o sucesso da iniciativa, considerando desde o cadastro até a análise do consumidor. Basicamente, a ideia é garantir a identificação completa do usuário, mapeando suas origens financeiras.
Para aumentar a segurança, seguem-se estritas políticas de aceitação, como a consulta a diversos órgãos específicos ou as Pessoas Politicamente Expostas (PEPs), nos quais não seja possível identificar a origem de seus recursos.
Estima-se que o investimento de instituições financeiras para cumprir os regulamentos e combater crimes financeiros esteja em cerca de US$ 3,98 bilhões ao ano, conforme estudo desenvolvido pela Lexis Nexis Risk Solutions. A mão de obra e o investimento em ferramentas tecnológicas estiveram entre os principais aportes destinados ao setor, segundo a pesquisa.
Quais são as vantagens de implantar o KYC automatizado?
Existem vários benefícios em implantar o KYC automatizado em seu negócio. Além de poder ingressar no mercado seguindo todos os regulamentos necessários, listamos algumas vantagens como:
Compliance
Não só no setor financeiro, mas o compliance e a governança corporativa se tornou essencial para os negócios. Além das necessidades regulatórias e legais, o investimento em compliance se reverte positivamente na valorização e reputação empresarial, na confiança de colaboradores, clientes, investidores e na competitivdade
Prevenir riscos
Como mencionamos no início do artigo, a análise dos clientes faz com que se reduzam os riscos relacionados a eles. Mas, além disso, o KYC auxilia a empresa a diminuir outros potenciais problemas relacionados à empresa e ao ramo de atuação.
Otimização de lucros
Trata-se de uma consequência da prevenção de risco e do compliance. Com a eliminação quase a zero das situações de fraude, a empresa passa a se beneficiar desses ganhos. E, com o compliance em dia, torna-se mais simples evitar problemas, como a aplicação de multas pelo fisco, a denegação de notas fiscais, entre outros, que afetam o rendimento empresarial.
Retenção do cliente
Embora importante sob o ponto de vista de compliance e prevenção de riscos, o KYC pode ser usado também no marketing. Ao conhecer o seu cliente, torna-se mais simples saber o seu histórico de compras e de produtos, desenvolver estratégias específicas para abordá-lo e torná-lo mais próximo e engajado. Ao se sentir bem atendido, é mais simples garantir a retenção deste cliente.
Veja também: Vantagens na automação de processos de background check
Para quem o KYC é indicado?
As instituições financeiras, principalmente fintechs de meios de pagamento e subadquirentes, são as mais interessadas em elaborar estratégias relacionadas a automatizar os processos de KYC, inclusive por obrigações a leis estipuladas há décadas, caso dos Princípios do Comitê da Basileia, do Banco Central, a Lei Federal 9.613/1998 (Lei da Prevenção à Lavagem de Dinheiro), além de resoluções mais recentes do COAF, CVM, entre outros órgãos.
No entanto, não são apenas bancos, fintechs e cooperativas que podem se beneficiar dessa estratégia. Nas relações entre empresas (Businnes to Business ou B2B), há a necessidade de fazer a validação de antecedentes, hoje chamado de background check.
Veja também: Vantagens na automação de processos de background check
A fim de evitar riscos de fraude e multas do governo, as companhias estão investindo em mecanismos para fazer a validação automatizada, especialmente no onboarding de clientes e antes da emissão de notas fiscais.
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