A validação de identidade é um assunto cada vez mais falado entre indústrias. Enquanto a tecnologia avança diariamente, o número de golpes e o profissionalismo para realização de fraudes parece aumentar na mesma proporção.
Uma das fraudes mais comuns é a que envolve idoneidade, que ocorre quando uma pessoa tenta se passar por outra usando seus documentos ou informações pessoais. Os principais objetivos dessas ações se dão em tirar vantagem de algum direito, benefício ou até mesmo cometer crimes sem ser descoberto.
Neste artigo, você saberá as principais premissas no momento de contratar uma soluçao de validação de identidade.
O que você lerá neste artigo?
- Como avaliar um fornecedor de tecnologia na validação de identidade
- A importância da validação de identidade no processo de onboarding
- Vantagens de automatizar a validação de identidade
Como avaliar um fornecedor de tecnologia na validação de identidade?
O fornecedor escolhido para aplicar tecnologias de validação de identidade, além de conseguir lidar com o excesso de informações que circulam diariamente em sistemas, é necessária a expertise para identificar fraudes e a entrega de valor em todo o processo de validação de identidade, com o uso de tecnologias capazes de:
- Aumentar a segurança dos dados transacionados;
- Evitar cadastros duplicados
- Identificar atividades suspeitas
É fundamental aplicar tecnologias confiáveis para realizar a verificação de clientes durante o processo de onboarding. Antes de contratar um fornecedor de tecnologia, avalie a documentação com o time técnico e faça testes para conferir a estruturação dos dados, identificando se a performance da plataforma é segura o suficiente para bloquear atividades suspeitas de fraude e impedir que o roubo de dados pessoais e identidades dos seus consumidores se concretize em golpes.
Uma forma igualmente essencial de avaliar um fornecedor de tecnologia é a seriedade com o qual a empresa lida com a lei geral de proteção de dados (LGPD).
Além da validação das informações no momento da entrada de um novo cliente, a empresa deve fazer o saneamento da sua base cadastral com frequência. Desde o cadastro, até o momento do faturamento, para evitar cadastros em duplicidade e com dados defasados.
A importância da validação de identidade no processo de Onboarding
O Onboarding é o conjunto de operações que permite a entrada e validação de dados de novos clientes e parceiros. É nesta etapa que acontece a identificação do usuário, em que a partir de diferentes soluções digitais, os documentos enviados por ele são extraídos e validados para verificar se existe fraude ou não.
Existem consultas no cadastro de um novo cliente que são imprescindíveis para qualquer negócio, evitando surpresas em auditorias futuras e com a devida relevância para prevenir riscos diversos na empresa.
As ferramentas da Netrin checam todos os dados e preenchem informações necessárias automaticamente. No SAP, um dos principais ERPs do mercado, é possível, via Netrin SAP Compliance, acionar a funcionalidade de autopreenchimento,
Os investimentos em segurança precisam ser constantes tanto pelas exigências da própria organização quanto pelo cuidado com os dados do seu cliente, conforme estipula a LGPD. Ao mesmo tempo em que precisa ser ágil, o onboarding deve ser seguro.
Vantagens de automatizar a validação de identidade
Para fazer com que tudo ocorra de maneira mais ágil e dinâmica, o uso da tecnologia é fundamental no processo de validação de identidade, permitindo às empresas automatizar etapas e fazer a validação praticamente automática das informações – e isso é fundamental para a escalabilidade do negócio.
Com o uso de inteligências aplicadas ao Big Data, é possível acelerar este processo. Existem diversas tecnologias envolvidas neste assunto e um universo de possibilidades. Uma delas é o uso de interfaces para conexão entre aplicações, ou seja, as APIs que conectam fontes de dados dentro de um sistema sem a necessidade de desenvolver uma nova aplicação ou sistema exclusivamente para isto.
As principais vantagens de automatizar a validação de identidade são:
- Assegurar a idoneidade das informações
As ferramentas de automação tornam os processos mais assertivos e confiáveis. A segurança da informação é garantida durante todas as operações, o que traz confiança e tranquilidade para a empresa, o que não ocorre em um processo manual, sujeito a erros de digitação do usuário, por exemplo.
- Aumentar a agilidade e produtividade das equipes
Processos bem estruturados resultam em equipes mais produtivas. Afinal, trabalhando com uma interface organizada, tarefas automatizadas e inteligência no gerenciamento de dados, permite com que o time possa focar em atividades mais estratégicas do negócio da empresa.
- Melhorar a experiência do cliente
Além da maior eficiência e agilidade desde o momento da entrada, quando o cliente se depara com um fornecedor que investe em tecnologia para otimização dos seus processos, é evidente que ele fica mais tranquilo porque percebe que seus dados estão seguros, e que não precisa se preocupar com algum tipo de fraude que possa respingar em seu negócio.
- Garantir o compliance
A automação dos processos gera também um fluxo bem definido e cuidadoso que pode ser fundamental para o futuro da empresa desde o primeiro contato com o cliente.
Um processo automatizado gera muito mais segurança para o cumprimento das melhores práticas de compliance.
- Prevenir fraudes de todos os tipos
De acordo com a Associação dos Examinadores de Fraudes Certificados (ACFE, na sigla em inglês), as organizações estimam perderem 5% de seus lucros todos os anos em decorrência das fraudes. Os números estão presentes no documento “Report do The Nations”, baseado em dados de 2020.
A diminuição de fraudes pode se reverter em outros benefícios, que incluem redução de custos e prejuízos envolvendo fraudes e economia na operação.
Leia mais sobre as diversas tecnologias para validar a identidade e prevenir riscos