É importante conhecer as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, ter a segurança de garantir este atendimento com respeito à legislação e adequação à gestão de processos interna
Confira o que você vai ler nesse artigo:
- Por que é importante proteger informações dos clientes?
- O que é governança de dados?
- Por que automatizar processos cadastrais contribui para a governança de dados?
- Solução para automação de consultas com integração nativa ao SAP
Segundo o portal Gartner,
Por que é importante proteger informações dos clientes?
A circulação de informações precisas é crucial para um negócio, especialmente quando trabalhadas dentro de um sistema de gestão. Os sistemas ERP são robustos e se tornam ainda mais eficientes com uma governança de dados adequada.
É importante customizar as ações necessárias para que o ciclo de vida do cliente, em especial, sua retenção, seja conhecido e protegido, de modo a ter informações precisas para a tomada de decisões estratégicas e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a produtividade do negócio.
Cada empresa tem a sua maneira singular de trabalhar. É importante que os sistemas selecionados sejam capazes de adaptar ao modelo de negócio da empresa, ou seja, não deve ser a companhia que deve modificar sua forma de trabalho para se alinhar a uma solução.
Isso é ainda mais relevante dentro do contexto de compliance fiscal no Brasil, visto que é a área estratégica no país que atua em função da possibilidade de aplicação de multas fiscais, denegação de notas fiscais e para garantir um gerenciamento de risco eficiente.
O que é governança de dados?
A governança de dados é uma estrutura de responsabilidades que garante o comportamento adequado na avaliação, criação, consumo e controle dos dados e análises, segundo definição do glossário do Instituto Gartner.
Para se chegar a uma estrutura de completa governança de dados, é necessário especificar decisões, rotinas e padrões de dados. Por isso, Gartner também define governança de dados como uma especificação desses direitos de decisão. O controle das informações circuladas passa por uma série de adaptações de processos e, claro, tecnologia emergentes como cloud, a automação de rotinas administrativas e a atenção ao compliance de dados, são demandas necessárias para criar um modelo e um framework inicial de governança de dados.
Mapear o ciclo de vida do cliente ou fornecedor como histórico de compras, quantidade de pedidos, consultas e notas fiscais, por exemplo, é uma tarefa que deve ser revista constantemente, para descobrir falhas e aplicar tecnologia para minimizá-las.
Uma das falhas constantes oriundas da falta de governança de dados é a duplicidade de cadastros – múltiplos CEPs para o mesmo cliente, inscrições estaduais distintas e taxonomia de endereço ou razão social – o que pode causar diversos problemas e riscos na aprovação de pedidos.
A base cadastral é o ativo principal para operacionalizar um modelo de governança de dados. Atualizar e realizar a gestão de dados mestres (Master Data Governance – MDG) é a rotina que mais auxilia e proporciona a governança de dados. A Pesquisa Global de Qualidade dos Dados realizada pela Serasa Experian, em 2019, apontou que 50% dos entrevistados elegem o erro humano como a razão de desconfiança nas informações circuladas; 65% afirmam que o grande volume de dados impede uma gestão otimizada, ou seja, torna-se inviável o trabalho manual de gestão destes dados.
O pontapé inicial para a governança de dados é a rotina de atualização da base de cadastros. O saneamento cadastral ou higienização de dados é um serviço que muitas empresas fazem uma vez ao ano, ou ainda, somente quando recebem muitas denegações de notas fiscais. No entanto, a situação cadastral de seus parceiros pode mudar a cada 24 horas. Manter a base atualizada evita diversos riscos além dos fiscais, além de aumentar o ganho de produtividade.
Por que automatizar processos cadastrais contribui para a governança de dados?
Os processos cadastrais estão presentes em toda a jornada de relacionamento com clientes e fornecedores de um negócio. Para aumentar a governança de dados, é fundamental que processos de cadastro e de atualização de cadastro sejam feitos automatizada, visto que operações manuais estão sempre sujeitas ao erro. É necessário dedicar um momento para proteger o negócio de fraudes e possíveis danos reputacionais da empresa, que incidem em diversas multas aplicadas pelo governo.
Se houver equívoco ou falha, é importante que a solução seja configurada para emitir alerta e exigir aprovação de determinado setor antes de seguir em frente. Este processo gera mais segurança, levando em consideração os riscos aos quais a companhia está exposta.
Solução para automação de consultas com integração nativa ao SAP
Com uma governança de dados adequada, é possível dominar cada etapa, dentro do ciclo de vida do cliente e gerenciar o fluxo de informações e os processos internos determinados pela empresa.
O ciclo de vida do cliente deve ser respeitado, no sentido de planejar as próximas entregas de produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, garantir que as negociações sejam consideradas idôneas pelo fisco. Nesse sentido, a integração de dados cadastrais e backgound check são processos estratégicos e que devem ser incorporados ao dia a dia da companhia.
A solução da Netrin é nativa ao sistema SAP, ou seja, funciona como um aplicativo interno SAP, dispensando integrações e desenvolvimento de APIs, adapta-se à governança de dados da empresa e disponibiliza um controle mais eficiente o ciclo de vida dos clientes.
Facilite a governança de cadastros com o Netrin SAP Compliance
O Netrin SAP Compliance é a ferramenta ideal para simplificar rotinas de compliance e diligência de clientes e fornecedores, pois acelera a conferência e coleta de informações essenciais.